50. O Valor da Sincera Súplica

II Reis 13.1-5

Introdução

     Se você ler a história de Jeoacaz e levar em consideração APENAS os pecados que ele cometeu, naturalmente compreenderá a razão por que sua vida estava indo de mal a pior.

  • Aliás, as consequências do pecado em nossa vida nunca serão diferentes em nenhuma época, em nenhum lugar. Isaías: “As vossas iniquidades fazem divisão entre vós e vosso Deus; os vossos pecados escondem o seu rosto... (59.2). Paulo apóstolo lembrava: “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer, pois tudo que o homem semear, isto ceifará” (Gal 6.7)
  • Felizes são os pecadores que reconhecem que seus pecados estão trazendo transtornos, dificuldades, frustrações, infelicidades. Reconhecem que não estão agindo corretamente e por isso a vida está dando errado, ficando cada vez mais complicada.
  • Jeoacaz percebeu, a tempo, que ele não estava mais sob o amor de Deus, mas sob a ira do Senhor, exatamente pro causa de suas atitudes que a Deus desagradava.

Desenvolvimento

  1. A Bíblia afirma que Deus é amor. Sim, Deus é amor! No amor de Deus está a origem das bênçãos, do sucesso, do êxito, da vitória, do cuidado, da proteção, da paz, da alegria e principalmente da vida eterna.
    1. Se Deus é amor então não devemos perguntar, como fazem muitos: “Onde está o amor de Deus?”. Precisamos reconhecer nossos pecados, nossos erros, nossas falhas...
    2. Também não devemos deixar que outras pessoas pensem que Deus não nos ama, zombando e perguntando: “Onde está o vosso Deus?”. Deus sempre estará conosco, pronto a nos abençoar. Precisamos reconhecer que somos nós que estamos falhando, errando.
  2. Jeoacaz reconheceu: seus pecados estavam trazendo a ira de Deus.
  • Em vez murmurar, reclamar, blasfemar, revoltar, ele reconheceu que ele não estava agindo como deveria.
  • Reconhecendo, resolveu se colocar diante de Deus, em súplicas e orações, clamando por sua misericórdia e perdão.
  • Deus ouviu sua sincera súplica, porque Deus é, foi e sempre será sensível a uma oração sincera.
  • Deus ouviu sua súplica, principalmente porque estava regada com lágrimas. Para Deus lágrima é mais do que água e sal.
  • Deus ouviu sua súplica e lhe enviou um salvador. Jesus veio exatamente para perdão, para transformação, para bênçãos.

Conclusão

     Os pecados sempre trarão a ira de Deus, mas essa ira pode ser contida por uma oração sincera de arrependimento em nome de Jesus.