24. O Problema do Meu Coração

Jeremias 17.9, 10

Introdução

  1. Ao falar sobre o problema do meu ou nosso coração, não estou me referindo ao músculo que temos em nosso peito. Esse órgão central do sistema circulatório, que bate cerca de 10.000 vezes por dias para bombear cerca de 5 litros de sangue. Quando está com problemas, se não for transplantado, gera doença e até morte prematura.
  2. Também não estou me referindo ao coração como símbolo do romantismo, objeto de muitas poesias e músicas que falam de amor e paixão. Esse coração simbólico, quando tem problemas, faz os apaixonados perderem a fome e o sono, a ficarem perturbados e até cometerem loucuras.
  3. Estou me referindo ao coração na linguagem do profeta Jeremias, representando a natureza humana que foi corrompida pelo pecado e se tornou expressão de todo tipo de maldade.

Desenvolvimento

  1. Foi nesse sentido e como fonte de pecados que Jesus Cristo também a ele se referiu. Jesus disse: “Porque do coração é que procedem os maus intentos, homicídios, adultérios, imoralidades, roubos, falsos testemunhos, calúnias, blasfêmias” (Mateus 15.19).

1.1. O autor do livro de Provérbios deixou escrito: “Em seu coração habita o engano; todo o tempo planeja o mal; anda semeando perversidades e discórdias” (Provérbios 6.14).

1.2. Quando destruiu o mundo pela primeira vez através do dilúvio, a razão determinante foi exatamente a maldade que se alojou no coração humano. O autor do texto em Gênesis escreveu: “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal” (Gênesis 6:5).

1.3. Ainda que possa produzir o bem, o coração humano acaba se inclinando para o mal, tornando-se a fonte determinante de todo tipo de pecados.

1.4. Aliás, sobre o ato de pecar, a Bíblia ensina que “todos pecaram”, “não há um justo, nem um sequer”, “todos se extraviaram”. Enfim, todos, em maior ou menor grau, através de diferentes tipos de pecados, mostram que o coração se estragou.

  1. Foi exatamente por isso, ao perceber claramente essa inclinação em sua natureza humana, depois de ver tantos pecados em sua vida, que o salmista Davi dirigiu-se a Deus e suplicou: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro” (Salmo 51.1-4, 9,10).

2.1. Deus responde a essa oração através de uma mudança no coração. A solução desse problema não está na educação, nem na elitização, nem punição das leis. A solução é a mudança no coração.

2.2. Para que realmente esse milagre possa acontecer, depois de dizer que o coração é mau através do profeta Jeremias, Deus veio ao nosso encontra por meio do profeta Ezequiel e fez uma maravilhosa promessa: “E vos darei um novo coração e derramarei um espírito novo dentro de cada um de vós” (Ezequiel 36.26).

  1. Essa promessa feita através de Ezequiel se cumpre na vida de todo aquele que se torna crente em Jesus. Sabe por quê? Porque Jesus passa a habitar no coração das pessoas através do Espírito de Deus.

3.1. Por isso Paulo apóstolo orava pelas pessoas. Ele disse: “Por esta causa me ponho de joelhos diante de Deus para que Cristo habite pela fé em vossos corações” (Efésios 3.14,17).

3.2. Explicando esse milagre, Paulo deixou escrito aos romanos: “O amor de Deus está derramado em nossos

 corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5).

3.4. Em Jesus Cristo a natureza humana corrompida pelo pecado e inclinada para o mal se torna espiritual e as pessoas se tornam “nova criatura”.

Conclusão

  1. Li uma história ocorrida em Goiás. Um fazendo que não gostava de crentes, precisando de um novo empregado, contratou um sem saber que havia se convertido depois de viver como ladrão. Tempos depois, tendo uma recaída, ao precisar de mais dinheiro, o empregado roubou uma porca e a vendeu. Todavia, desde esse dia, não conseguia mais dormir e sabendo o motivo, resolveu confessar o roubo ao fazendeiro e pagar o valor em trabalho. Ao ser procurado e ouvir a história, o fazendeiro ficou admirado. Chamou toda a família e pediu que o crente contasse novamente toda a história, inclusive seu arrependimento. Em seguida, o fazendo disse: “Se isso é ser crente, se o crente em Jesus é aquele que muda de vida e que se tem uma recaída se arrepende, confessa e continua correto, então, a partir de hoje, todos nós também seremos crentes em Jesus Cristo”. Depois que no domingo seguinte todos foram a igreja e se converteram, o empregado perguntou ao fazendeiro sobre a porca... O fazendeiro respondeu: “Fica de presente para você, meu rapaz”.
  2. Quando você se torna crente em Jesus, está sujeito a errar, mas o Espírito de Deus atua em sua consciência e o faz se arrepender, confessando seu pecado e continuando a ter uma nova vida e um novo coração.