26. É Tempo de Buscar a Deus

Eclesiastes 3.1-8

Introdução

  1. Poesia de Laurindo Rabelo, patrono da Academia Brasileira de Letras: “O Tempo”

Deus pede estrita conta de meu tempo,
É forçoso do tempo já dar conta;
Mas, como dar sem tempo tanta conta,
Eu que gastei sem conta tanto tempo?

Para ter minha conta feita a tempo
Dado me foi bem tempo e não foi conta.
Não quis sobrando tempo fazer conta,
Quero hoje fazer conta e falta tempo.

Oh! vós que tendes tempo sem ter conta
Não gasteis esse tempo em passatempo:
Cuidai enquanto é tempo em fazer conta.

Mas, oh! se os que contam com seu tempo
Fizessem desse tempo alguma conta,
Não choravam como eu o não ter tempo.

 2. Ideias do autor da poesia e do texto bíblico: é preciso aproveitar o tempo certo de cada situação na vida. Nesse mesmo sentido, o autor sagrado nos ensina que é preciso perceber a chegada desse tempo certo e que é preciso fazer o que tiver de ser feito dentro desse tempo certo. Não adianta precipitar os acontecimentos e nem fazer depois que o tempo passou.

Desenvolvimento

  1. 1. O problema, para mim, voltando para o texto bíblico, é que esse texto, embora esteja na Bíblia, não menciona o “tempo para Deus”. Querem confirmar lendo novamente? Ouviram? Parece estranho que na Bíblia exista um texto que não fale do tempo para Deus.

1.1. Em oração, querendo entender o motivo deste fato, eu descobri que o tempo para Deus na vida de cada um de nós não vai aparecer naturalmente, como aparece para todas as outras coisas. Você precisa ter interesse em buscar Deus e o próprio Deus aguarda a manifestação de desse interesse quando diz o que está em II Crônicas 7.14; Isaías 55.6; Jeremias 33.3; Mateus 11.28.

 1.2. Sim, o tempo para Deus em sua vida não vai aparecer naturalmente como aparece para todas as outras coisas. Você precisa separar um tempo para Deus em sua vida, como fez Davi: Salmo 55.17; 63.1. Como fazia Pedro e João: Atos 3.1.

1.3. Se você não separar um tempo, uma hora, um momento - é claro, inegável e conseqüente: sua vida vai passar sem Deus e sem Jesus Cristo! Sua vida será semelhante a de muitas outras pessoas: tem carro, tem dinheiro, tem casa, tem emprego, tem diversões e passeio, tem família, mas não tem Deus. Pior se for sempre pobre: não terá nada e também não terá Deus!

  1. Outro poeta escreveu:

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são seis horas!

Quando se vê, já é sexta-feira!

Quando se vê, já é natal...

Quando se vê, já terminou o ano...

Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.

Quando se vê passaram 50 anos!

Agora é tarde demais para ser reprovado...

Se me fosse dado um dia, outra oportunidade,

eu nem olhava o relógio.”.

                 (Mário Quintana – excerto de “O Tempo”).

2.1. Na verdade, aprofundando um pouco mais este assunto, o tempo com Deus deve exceder qualquer tipo de porção tais como passar uma hora, uma tarde, uma madrugada com Deus. De modo mais profundo, a grande e maravilhosa experiência é passar o tempo todo com Deus. É como ensinou Paulo apóstolo aos efésios: “Orem no espírito em todas as ocasiões com toda oração e súplica” (Efésios 6.18 – NVI). Ou como na VRC: “Orai sem cessar”.

2.2. Significa também nunca deixar de buscar Deus, diferentemente do que aconteceu com um crente chamado Asa, cuja história está registrada em II Crônicas 16.7, 12. Durante um certo tempo, ele buscava Deus. Numa ocasião de guerra, ele orou: “Ajuda-nos, pois, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos” (II Crônicas 14.11). Porém, mesmo advertido pelo profeta, deixou de buscar ao Senhor (II Crônicas 15.2). Em outras palavras, não era um ateísta, cético ao agnóstico. Era um crente, mas com o passar do tempo, ele deixou de buscar a Deus.

2.3. Alguém escreveu: “Há homens que lutam um dia – são bons. Há homens que lutam um ano – são muito bons. Há homens que lutam vários anos – são melhores. Há homens que lutam a vida toda, sem desistir – são os vitoriosos”. Em qualquer situação da vida e principalmente na vida com Deus, a vitória é daqueles que buscam Deus o tempo todo por todo tempo da vida. Jesus disse: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2.10). “Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24.13).

Conclusão

  1. Se você olhar o relógio de Deus vai perceber D0IS FATOS:
  2. A cada ano que se passa, mais próxima está a volta de Jesus e o fim deste mundo. Os cientistas têm um relógio que marca o tempo do fim do mundo. Foi inaugurado em 1947 por um grupo e cientistas está localizado na Universidade de Chicago. Na sua inauguração, o relógio marcava 23h53. Desde janeiro de 2014, o relógio foi mantido em 23.55h. Significa que de acordo com os cientistas nós estamos a cinco minutos do fim do mundo e que é tempo de buscar cada vez mais ao Senhor.

 Por mais que a ciência tenha desenvolvido recursos medicamentosos e cirurgias sofisticadas e consequentemente aumentado a idade média de vida, que passou de 45 anos em 1940 para 76 anos em 2018, é cada vez maior o número de pessoas que morre precocemente ainda na juventude por causa do estilo de vida ou morre inesperadamente em virtude da violência nas cidades. Isto significa também que se podemos morrer a qualquer momento o tempo é para cada vez mais buscar ao Senhor.