20. Só Tem Vida Quem Tem Fé

Hebreus 10.38

Introdução

  1. Há pessoas que não estão conseguindo viver, no pleno sentido da palavra, porque ainda não perceberam que esta maravilhosa experiência somente é conseguida pelo exercício da fé.

1.1. Este fato explica porque muitos não têm apreço pela vida, outros a encaram como uma obrigação e alguns até mesmo ensinam que a vida não tem sentido.

1.2. Por outro lado, se existem aqueles que dizem já terem se esforçado para acreditar, precisamos esclarecer que não basta tem uma “pequena fé” ou “acreditar por um tempo” ou ainda “fingir que crê”. A fé que resulta em vida plena, realizada, feliz é uma “grande fé”, uma “fé permanente” e uma “fé verdadeira”. Foi como esclareceu o apóstolo Paulo aos romanos: a pessoa vive de fé em fé (Romanos 1.27).

Desenvolvimento

  1. Para que você perceba a importância de se ter fé para que tenha vida, a primeira atitude é ter fé na própria fé. Por isso Jesus Cristo afirmou: “Tudo é possível ao que crê”.

1.1.  Em outras palavras, se você continuar fundamentando sua vida apenas nos sentimentos, na vontade e na razão, conforme os filósofos e psicólogos tem ensinado, seu esforço será fadado ao fracasso. O ser humano também tem em sua constituição a capacidade de crer.

1.2. Exatamente por isso, com base em estudos realizados, vários profissionais têm afirmado que nas várias situações da vida também é preciso estimular as pessoas a acreditar que serão curadas, que tornar-se-ão sucedidas nos negócios, que conseguirão se livrar dos vícios, que terão uma família harmoniosa e assim por diante.

1.3. Nesse sentido, até mesmo pessoas que não são crentes já descobriram o segredo, como uma mulher que declarou numa entrevista sobre a razão do seu êxito pessoal. Ele respondeu: “Eu acredito no que faço”.

  1. No desenvolvimento de sua capacidade de crer, o passo seguinte é acreditar em si mesmo, ter autoconfiança, sentir segurança. Acreditar que você mesmo é digno de fé.

2.1. O oposto dessa atitude, para você compreender melhor, seria a auto depreciação, considerando seus aspectos negativos, sua limitações, suas imperfeições.

2.2. Esta maneira de viver está visível nas expressões: “Eu não vou conseguir”, “Eu não sou capaz”, “Isto não é pra mim”, “Eu não mereço”, “É muita areia pro meu caminhão”.

2.3. É diferente daqueles atletas ganhadores de medalhas nas olimpíadas. Eles superam adversidades e frustrações porque acreditam em si mesmos. Um deles disse: “Eu sabia que ia conseguir”.

  1. Finalmente, a fé mais importante. Aquela que é direcionada para Deus, seguindo o conselho de Jesus Cristo que dizia repetidamente “Tende fé em Deus”.

3.1. O pressuposto é acreditar que Deus existe e que recompensa os que o buscam, diferentemente dos ateístas, agnósticos e céticos.

3.2. Se você acredita na fé e acredita em si mesmo, mas não está conseguindo resultados positivos, Jesus Cristo acrescentou: “Aos homens é impossível, mas a Deus tudo é possível”.

3.2. Através da fé em Deus você experimenta seu amor, recebe perdão de seus pecados, ganha novas perspectivas na vida presente e futura, além de garantir a salvação eterna.

Conclusão

   Existem várias pessoas vivendo plenamente porque têm fé. Resolvem problemas, vencem obstáculos, superam dificuldades, levantam-se dos escombros, renovam as forças...

      Comece hoje e continue acreditando cada vez mais por toda a vida.