Aniversário - 8

Atos 20.24

A PRECIOSIDADE DA VIDA

Introdução

  1. Acredito que a data de aniversário de uma pessoa é uma das oportunidades para se avaliar a preciosidade de nossa vida, pois só uma pessoa que considera a sua vida preciosa celebra com ações de graças sua data de nascimento.
  2. Infelizmente, porém, quando falamos em preciosidade, muitas pessoas pensam apenas em pedras preciosas como diamante, rubi, esmeralda, pérolas, topázio, água marinha e outras.
  3. Por isso, precisamos pensar em nossa vida como sendo muito mais preciosa do que a mais preciosa pedra. Nossa vida é tão preciosa que Jesus indagou: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida”.

Desenvolvimento

  1. A preciosidade de uma vida pode ser constatada através de sua identidade e do ela faz, diferentemente daqueles que se entregam às drogas, à criminalidade, a promiscuidade, à superficialidade, ao materialismo, ao ateísmo...

1.1. Quando uma pessoa se dedica a pesquisas médicas para descobrir remédios que façam frente a doenças, contribuindo assim para que muitos possam ter saúde, sua vida se torna preciosa como foi a de Albert Sabin.

1.2. Quando uma pessoa presta serviços humanitários para ajudar aqueles que estão em situações de carência, contribuindo assim para minimiza sofrimentos, sua vida se torna preciosa como foi a de Madre Tereza de Calcutá.

1.3. Quando a pessoa ajuda aqueles que estão em conflitos e contendas, contribuindo assim para que haja mais paz no mundo, sua vida se torna preciosa como foi a de Nelson Mandela.

  1. Todavia, por mais que estas pessoas e suas atitudes tornassem suas vidas preciosas, o apóstolo Paulo disse que passou a considerar sua vida preciosa porque se tornou crente em Jesus Cristo e porque passou a ter um propósito missionário em seu viver.

2.1. Sua vida passou a ser preciosa porque Jesus lhe deu sentido. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância”. Jesus lhe deu espiritualidade. Jesus disse: “Eu e o Pai viremos e faremos nele morada”. Jesus lhe deu eternidade. Jesus disse: “Quem crer em mim tem a vida eterna”. Jesus transformou seu viver. Ele mesmo disse: “Aquele que está em Cristo, nova criatura; as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo”.

2.2. Sua vida passou a ser preciosa porque Jesus também lhe deu propósito. Esse propósito se tornou visível quando passou a pregar a outras pessoas para que também pudessem crer em Jesus. Através da obra missionária, o apóstolo Paulo pode ver muitas pessoas recebendo perdão de pecados, paz no coração, nova vida, vida eterna e se tornando membros de uma igreja através do batismo.

2.3. Em virtudes de os dons espirituais serem variados, a preciosidade da vida de um crente poderá ser constatada também de outras maneiras na igreja onde atua. Nossa vida também é preciosa quando estamos envolvidos com o louvor, com a visitação, com a beneficência, com a evangelização, com a administração, com a pregação, com a recepção, com o ensino, com o aconselhamento, com o discipulado...

Conclusão

Há tempos uma pedra foi vendida por quase um milhão de dólares por quilate num leilão em Nova York. Era um diamante de quase 35 quilates – no valor total de 39 milhões de dólares (http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/diamante-rosa-leiloado-por-quase-us-40-milhoes-em-ny).

Para que sua vida também seja mais preciosa do que a mais preciosa pedra, você precisa agora mesmo receber Jesus Cristo em seu coração. Jesus também lhe dará vida abundante, espiritualidade, eternidade e transformação.  Mais ainda: fará com que através de seu serviço a Ele prestado o nome dele seja glorificado. Foi o que fez esta aniversariante, razão por que também a parabenizo.