Atos 20.24
A PRECIOSIDADE DA VIDA
Introdução
- Acredito que a data de aniversário de uma pessoa é uma das oportunidades para se avaliar a preciosidade de nossa vida, pois só uma pessoa que considera a sua vida preciosa celebra com ações de graças sua data de nascimento.
- Infelizmente, porém, quando falamos em preciosidade, muitas pessoas pensam apenas em pedras preciosas como diamante, rubi, esmeralda, pérolas, topázio, água marinha e outras.
- Por isso, precisamos pensar em nossa vida como sendo muito mais preciosa do que a mais preciosa pedra. Nossa vida é tão preciosa que Jesus indagou: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida”.
Desenvolvimento
- A preciosidade de uma vida pode ser constatada através de sua identidade e do ela faz, diferentemente daqueles que se entregam às drogas, à criminalidade, a promiscuidade, à superficialidade, ao materialismo, ao ateísmo...
1.1. Quando uma pessoa se dedica a pesquisas médicas para descobrir remédios que façam frente a doenças, contribuindo assim para que muitos possam ter saúde, sua vida se torna preciosa como foi a de Albert Sabin.
1.2. Quando uma pessoa presta serviços humanitários para ajudar aqueles que estão em situações de carência, contribuindo assim para minimiza sofrimentos, sua vida se torna preciosa como foi a de Madre Tereza de Calcutá.
1.3. Quando a pessoa ajuda aqueles que estão em conflitos e contendas, contribuindo assim para que haja mais paz no mundo, sua vida se torna preciosa como foi a de Nelson Mandela.
- Todavia, por mais que estas pessoas e suas atitudes tornassem suas vidas preciosas, o apóstolo Paulo disse que passou a considerar sua vida preciosa porque se tornou crente em Jesus Cristo e porque passou a ter um propósito missionário em seu viver.
2.1. Sua vida passou a ser preciosa porque Jesus lhe deu sentido. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância”. Jesus lhe deu espiritualidade. Jesus disse: “Eu e o Pai viremos e faremos nele morada”. Jesus lhe deu eternidade. Jesus disse: “Quem crer em mim tem a vida eterna”. Jesus transformou seu viver. Ele mesmo disse: “Aquele que está em Cristo, nova criatura; as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo”.
2.2. Sua vida passou a ser preciosa porque Jesus também lhe deu propósito. Esse propósito se tornou visível quando passou a pregar a outras pessoas para que também pudessem crer em Jesus. Através da obra missionária, o apóstolo Paulo pode ver muitas pessoas recebendo perdão de pecados, paz no coração, nova vida, vida eterna e se tornando membros de uma igreja através do batismo.
2.3. Em virtudes de os dons espirituais serem variados, a preciosidade da vida de um crente poderá ser constatada também de outras maneiras na igreja onde atua. Nossa vida também é preciosa quando estamos envolvidos com o louvor, com a visitação, com a beneficência, com a evangelização, com a administração, com a pregação, com a recepção, com o ensino, com o aconselhamento, com o discipulado...
Conclusão
Há tempos uma pedra foi vendida por quase um milhão de dólares por quilate num leilão em Nova York. Era um diamante de quase 35 quilates – no valor total de 39 milhões de dólares (http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/diamante-rosa-leiloado-por-quase-us-40-milhoes-em-ny).
Para que sua vida também seja mais preciosa do que a mais preciosa pedra, você precisa agora mesmo receber Jesus Cristo em seu coração. Jesus também lhe dará vida abundante, espiritualidade, eternidade e transformação. Mais ainda: fará com que através de seu serviço a Ele prestado o nome dele seja glorificado. Foi o que fez esta aniversariante, razão por que também a parabenizo.