Atos 2.46,47
Introdução
- Pessoas interessadas em estudar as igrejas que tem experimentado crescimento geralmente apresentam razões as mais variadas.
1.1. Peter Wagner, que chegou a publicar um livro sobre este assunto e realizar vários seminários para líderes, analisando igrejas na América Latina, relaciona as seguintes ações: criação de estacionamento, preparo de equipes adequadas, localização do templo, uso de equipamentos adequados, capacitação de leigos, utilização de dons espirituais, diagnóstico de pontos fortes e fracos, evangelização pessoal, discipulado contínuo.
1.2. Rick Warren que começou uma igreja com 3 pessoas e em 17 anos chegou a ter 13.000 membros e se tornou a maior igreja evangélica nos Estados Unidos, escreveu um livro para explicar quais foram as atitudes colocadas em prática e que determinou o crescimento. O livro que se tornou best seller salientou que o segredo seria a igreja atuar com 5 propósitos: amar a Deus, amar o próximo, fazer discípulos, batizar e ensinar a obediência.
1.3. Carlito Paes, que é o pastor da maior igreja batista no Brasil, em São José dos Campos, hoje conhecida como a Igreja da Cidade, que durante seu ministério de 18 passou de 628 para 15.000 membros, tem publicado vários livros para explicar o que sua igreja faz para crescer. Eu mesmo já fui ouvi-lo parra saber o segredo. Em seu livro “Igrejas Que Prevalecem” ele relaciona 25 princípios para um crescimento equilibrado, entre os quais destaco: fundamentação bíblica, liderança espiritual, celebração festiva das vitórias, aceitação dos desafios de Deus, constante auto-avaliação e não se acomodar.
- Por mais que todas essas atitudes, ações e princípios sejam relevantes, o texto bíblico enfatiza o que eu considero a mais relevante: “cair na graça do povo”.
Desenvolvimento
- Se você ler o contexto do que aconteceu com a igreja primitiva verá que ao “cair na graça do povo” eles viram a oposição que lhes fazia frente ser desfeita. Por mais que, em nossos dias, pessoas queiram se opor à nossa igreja, se nós cairmos na graça do povo, essa oposição não terá mais efeito.
- Caindo na graça do povo, aquela igreja tornou-se mais importante do que todas as outras expressões religiosas então existentes. Os templos das religiões de mistério de Roma, das religiões místicas dos gregos e da religião legalista dos judeus deixaram de atrair as pessoas, que passaram então a freqüentar aquela igreja. Em nossos dias, por mais que se multipliquem templos de variadas práticas, se cairmos na graça do povo, as pessoas virão para nossa igreja.
- Quando uma igreja cai na graça do povo, um dos resultados inegáveis e ver Deus acrescentando a ela todos os que serão salvos. Não será apenas uma igreja cheia de membros que buscam ter suas necessidades atendidas ou buscando um grupo social de relacionamento, mas crentes verdadeiros que experimentam a salvação eterna, mediante o arrependimento de pecados e fé em Jesus Cristo e passam a ter uma nova vida.
Conclusão
Tudo o que pudermos aprender sobre métodos e estratégias para ver nossa igreja crescendo deve ser adotado. Todavia, por mais que os métodos e estratégias tenham tido valor em várias igrejas, nós precisamos pedir a Deus essa graça. Essa deve ser nossa contínua oração: “Ó Deus, ajude-nos a cair na graça do povo deste bairro, dos bairros adjacentes, da cidade” Minha oração é que Deus torne esta igreja estimada, simpática, atraente ao povo!