João 13.7
Introdução
- Quase todas as pessoas querem saber o que está acontecendo na sua própria vida, na vida de sua família e até na vida de outras pessoas. Seja por curiosidade ou por necessidade, a maioria das pessoas não quer viver na ignorância, tateando nas trevas, cercada de dúvidas e interrogações.
- É exatamente com base nessa curiosidade ou necessidade que as pessoas lêem horóscopo, praticam a cartomancia, lançam jogos de búzios, interpretam números, ouvem oráculos. O convite é sempre igual: “Veja o que o destino lhe reserva”, “Saiba qual é o seu futuro”, “Entenda o que está lhe acontecendo”, “Elimine as dúvidas do seu coração”, “Saiba qual decisão tomar” ...
Desenvolvimento
- Antes de acreditar e de fazer uso de qualquer um desses recursos seja por curiosidade ou por necessidade, tenha absoluta certeza de que Deus é o primeiro a querer que você não viva na ignorância, tateando nas trevas, cercado de dúvidas e interrogações, sem saber o que está acontecendo em sua vida ou de sua família ou de sua igreja.
1.1. Quando estava para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, o texto bíblico informa que Deus entendeu que deveria revelar a Abraão o que iria ocorrer: Gênesis 18.17-19.
1.2. Escrevendo a respeito dessa necessidade, o salmista deixou a mesma idéia em sua oração no Salmo 25.1-5, 17.
1.3. Descrevendo sobre os dons espirituais, Paulo apóstolo menciona o de revelação e escreveu que orava para os crentes tivessem esse dom (Efésios 1.16, 17).
1.4. Na promessa da vinda do Espírito Santo, Jesus disse que um dos objetivos do Espírito é ensinar tudo que precisamos saber (João 14.26).
1.5. Na palavra ministrada através de João às 7 igrejas da Ásia, no livro do apocalipse, a frase é dita 7 vezes: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz”.
- Neste episódio quando Pedro apóstolo estranha a atitude de Jesus em lavar seus pés, ele ouve e chega até nós sobre o compromisso de Jesus Cristo em nos revelar o que precisamos saber em nossa vida, mais cedo ou mais tarde.
2.1. Esta é das mais interessantes experiências cristãs já vivenciadas por vários crentes que tiveram a capacidade de esperar pelas revelações que Jesus Cristo faz. Eles não se precipitam em interpretar pelo que parece ser e nem pelo que dizem por aí, até mesmo à título de “revelação”. Ele espera que Jesus Cristo mesmo mostre através do Espírito.
2.2. Uma das razões pelas quais é necessário esperar diz respeito à maturidade da pessoa em saber o que realmente acontece. Se souber antes da hora, pode entrar em desespero pois não estaria preparada para o saber o que ocorre. Se souber antes do tempo, corre o risco de não dar o devido valor à revelação que for feita.
Conclusão
Não tanto para satisfazer curiosidades, porém principalmente para suprir a necessidade de saber o que está acontecendo para tomar decisões certas, primordialmente em termos espirituais, Jesus garante que nós vamos saber. Se não soubermos na hora, saberemos mesmo que dias depois. Basta que estejam a Ele nos dirigindo em oração, pedindo sua orientação e aguardando a resposta no tempo certo.