193. Deus Está no Controle

Salmo 66.7; 103.19

DEUS ESTÁ NO CONTROLE

Introdução

  1. Acredito que a afirmação de que Deus está no controle pode produzir uma série de reações positivas no coração humano que esteja em aflição, angústia, perseguição, injustiça e outras situações de sofrimento. Ao ouvir essa declaração, pessoas podem ter a fé e a esperança fortalecidas, acalmando a alma e se sentindo amparada, restaurando a paciência e o otimismo, mesmo sem entender o que esteja acontecendo de ruim em sua vida. Pessoas passam a acreditar que Deus tem o poder para mudar os acontecimentos, acalmar as tempestades e conduzir a vida para um destino seguro, enquanto elas vão lidando com as adversidades da vida, no dia a dia.
  2. Outras pessoas, todavia, quando ouvem essa afirmação ficam com a mente inquieta, pois logo aparece uma série de questionamentos inegáveis, como por exemplo: a) Se Deus está no controle, por que alguns seres humanos se acham os tais, os maiorais, os fenomenais e se comportam abusivamente, desrespeitando as leis e os direitos dos outros? b) Se Deus está no controle, por que tragédias como a fome, a peste, as guerras, os terremotos, as enchentes, as secas ocorrem no mundo e produzem perdas, sofrimentos, miséria e morte prematura a seres humanos? Consequentemente, essas outras pessoas chegam até mesmo a duvidar da existência de Deus ou do seu agir ou do seu controle sobre tudo, como desdobramento desses questionamentos.

Desenvolvimento

  1. Se essa afirmação produz efeitos positivos no coração de algumas pessoas e também produz questionamentos na mente de outras pessoas, precisamos saber com certeza a origem dessa ideia de que Deus tem o controle de tudo.

1.1. Uma das origens vem da lavra do salmista, quando escreveu que “Ele domina eternamente pelo seu poder; os seus olhos estão sobre as nações” (Salmos 66:7). Neste texto, o salmista afirma o poder eterno de Deus e sua vigilância sobre o que acontece no mundo.

1.2. Outra origem, ainda da lavra do salmista, acha-se no texto quando ele declara que “O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” (Salmos 103:19). Neste texto, ele afirma que assentado em seu trono, Deus domina totalmente.

  1. Para lidar realisticamente com essa afirmação de que Deus tem o controle de tudo, ninguém melhor do que os primeiros cristãos, que passaram por perdas, perseguições, sofrimento e morte, para nos ajudarem nos dias de hoje, em nossas adversidades.

2.1. Diante das experiências que viviam, eles lembravam as palavras de Jesus Cristo ditas ao apóstolo Pedro num determinado momento. Ao ser surpreendido com um gesto de Jesus Cristo, Pedro apóstolo o ouviu dizer: “O que eu faço, não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois" (João 13.7). A frase significa que há momentos em que o motivo ou o propósito de um acontecimento não é imediatamente compreendido, pois o entendimento virá com o tempo, com o aprendizado, com a maturidade e com a iluminação espiritual. Quando não entendemos o que esteja acontecendo no aqui e agora, pode haver um propósito maior que será revelado no futuro ou na eternidade.

2.2. Eles também leram as palavras do apóstolo Paulo em meio às adversidades, perseguições, ameaças e sofrimentos que experimentou durante os anos de sua vida. Eles leram o que Paulo deixou escrito aos roimanos: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” e “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Romanos 8.18, 28). A interpretação dessas palavras é que nem todas as coisas sejam inerentemente boas, mas sim que Deus as usa para um bem final, guiando os crentes em sua existência. Também que Deus pode usar até mesmo as coisas que parecem negativas para conduzir a um resultado positivo para o cristão. Se essas bênçãos não acontecerem no tempo presente ou no futuro, certamente ocorrerão na eternidade, que nos espera.

Conclusão

Principalmente por causa de certos acontecimentos em nossa vida e de outras pessoas, continuaremos a ter dificuldade em entender racionalmente que Deus esteja no controle de tudo, como afirmava o salmista e confiavam os primeiros cristãos. Todavia, considerando também nossas necessidades emocionais e espirituais, esta é a melhor opção para nós diante das adversidades, perdas, perseguições, injurias e sofrimentos. Deus está no controle de tudo e Ele irá agir em nosso favor, seja hoje, seja no futuro, seja na eternidade.