85. Resistência Espiritual

I Pedro 5.8,9

Introdução

  1. Resistência é uma expressão de natureza militar.

1.1. Foi usada no Brasil, por ocasião da ditadura de 1964, quando os movimentos estudantis, sindicais e religiosos se opuseram radicalmente ao regime militar.

1.2. Também foi uma expressão usada na 2ª guerra mundial, quando os franceses se opuseram à invasão da Alemanha nazista e assim como a outros grupos em outros países, por oposição a certos regimes políticos.

  1. Ao se referir ao modo como devemos lidar com o Diabo e seus demônios, a Bíblia ensina que a maneira mais estratégica de se ver livre deles é o da resistência. Neste caso, resistência espiritual.

Desenvolvimento

  1. Lendo toda a carta do apóstolo Pedro você percebe que ele menciona Deus (o Pai Celestial), Jesus Cristo (o que nos resgatou do mundo e do pecado) e o Espírito Santo (o que fala ao nosso coração os ensinos celestiais).
  2. Antes de terminar sua carta, ele também não deixa de fazer referência ao Diabo, identificando-o como nosso adversário. É como se ele estivesse nos dizendo: “Se vocês não sabiam, fiquem sabendo que o Diabo existe e que ele tudo faz para destruir pessoas, casais, famílias, igrejas e amigos. A sua força e fúria são tão grandes, parece um leão que devora suas presas”.
  3. Eventualmente, recebo material escrito apresentando estudos exatamente a respeito desse nosso adversário. Em um desses estudos, o autor apresenta respostas sobre a origem do Diabo, residência anterior e atual, funções anteriores e atuais, sua liderança atual sobre os demônios e suas estratégias para destruir os seres humanos.
  4. Embora todos esses detalhes sejam importantes, quero me limitar à Bíblia que ao descrever suas ações, acentua que a maneira mais estratégica de se ver livre dele é a resistência. A Bíblia ensina: “resistam firmes na fé”.

4.1. Essa também foi a mesma recomendação de Tiago, quando a esse nosso adversário fez referência: “Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4. 7).

4.2. Além de dar a mesma recomendação de resistência, Tiago

explica que a resistência é melhor maneira de ver o adversário ir embora, deixando você, seu cônjuge, sua família, sua igreja, seu negócio livre.

4.3. Ele era expulso por Jesus quando libertava os endemoninhados, foi derrotado por Jesus na cruz do calvário que assim desfaz suas obras e se afasta de você quando você a ele resiste firmemente na fé, em nome de Jesus.

4.4. A palavra grega utilizada é anthistemi”. Significa se colocar contra, oferecer oposição, resistir. Claramente falando é dizer “Não!”.

  1. Apliquemos a algumas situações práticas quanto ao seu propósito de nos destruir.

» Sobre vícios. O adversário quer que as pessoas façam uso de bebidas, fumo, drogas, jogos, farras?  O que é resistir? É dizer não para ele e ter uma vida correta.

» Sobre sexualidade. O adversário quer que as pessoas se prostituam, tenham uma vida promiscua, cometam pecado sexual, se envolvam com erotismo? O que é resistir? É dizer não para ele e ter uma vida santificada.

» Sobre Casamento e Família. O adversário quer que os casais briguem e separem, que as famílias entrem em conflito e tenham sofrimento, que os lares sejam dominados pelo mal? O que é resistir? É dizer não para ele e manter o casamento e a família.

» Sobre presença na igreja, dízimos, comunhão e serviço. O adversário quer que as pessoas fiquem em casa nos horários de culto, que gastem os dízimos consigo mesmas, que sintam-se tristes umas com as outras e que fiquem sem fazer nada na igreja? O que é resistir? É dizer não para ele e ter uma vida de comunhão uns com os outros, de dedicação e presença nos cultos.

» Sobre a salvação eterna. O adversário quer que as pessoas morram antes da hora, que tenham condenação espiritual e sejam levadas para o inferno? O que é resistir? É dizer não para ele e receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador, para glória de Deus!

Conclusão

           Observando a experiência de Jesus Cristo que também tentado e provado pelo Diabo no deserto, a Bíblia revela que Jesus resistiu ao dizer-lhe “não” e o mesmo, consequentemente, afastou-se: Lucas 4.13.

        Se participar de uma resistência política, militar, cultural e social tem sido reconhecida como uma atitude de valor diante de adversários que desejam nos dominar, muito mais relevante e imprescindível é oferecer resistência espiritual ao Diabo e seus demônios.