João 6.14
CRER PELOS MILAGRES
Introdução
- Além de pregar o evangelho e de ensinar sobre a vontade de Deus, a Bíblia diz que Jesus Cristo realizou muitos e variados milagres, razão por que pessoas também passaram a acreditar nele.
- Para quem não sabe, a expressão milagres significa realizar um feito sobrenatural, algo extraordinário que não se explica pelas leis da natureza. As palavras originais também foram traduzidas por sinais, prodígios, maravilhas.
Desenvolvimento
- Na relação de milagres realizados por Jesus, além de ter curado pessoas doentes, a Bíblia registra o multiplicar pães e peixes, o andar sobre as águas, o transformar água em vinho, o acalmar a tempestade no mar, o secar uma árvore, o dizer para pegar uma moeda na boca de um peixe e outros que não foram anotados.
- Essa relação, portanto, mostra que Jesus tinha o poder de alterar as leis da natureza, colocando-o numa posição singular, incomparável, inigualável, razão por que se afirma que nele estava o poder de Deus.
2.1. Por isso, um filósofo da religião escreveu: “Uma vez que aceitamos a existência de Deus, não há problemas quanto a milagres, porque Deus por definição é onipotente” (Paul Litle). Jesus também declarava: É me dado todo o poder no céu e na terra” (Mateus 28.18).
2.2. Por isso, muitas pessoas de seus dias ficaram admiradas com o que viam ele realizar diante de seus olhos e, em vez de duvidar, passaram a crer nele. Aliás, essa é uma associação que os evangelhos fizeram: “E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome” (João 2.23).
- É verdade que também pela mesma razão outras pessoas não conseguem acreditar em Jesus Cristo, porque entendem que milagres não podem ser realizados. Os ateístas dizem que as leis da natureza não podem ser alteradas: leis físicas, leis químicas, leis matemáticas, leis biológicas. E, neste caso, um milagre é a quebra dessas leis.
3.1. A resposta é que, assim como no passado a ciência não sabia explicar muitos dos fenômenos que até então eram desconhecidos, o que hoje nós chamamos de milagres amanhã poderá ser explicado cientificamente.
3.2. Nesse sentido, um outro filósofo da religião declarou: “Muita coisa há ainda na natureza que, em face de nossos limitados conhecimentos no domínio das ciências está no rol dos milagres... certas coisas hoje miraculosas poderão não parecer miraculosos para os cientistas do amanhã” (Richardson)
- Além de anunciar a chegada do Reino de Deus, de objetivar a glória de Deus, de revelar o poder de Deus, Jesus realizou milagres com o propósito de ajudar você a também acreditar nele.
4.1. Eu sei que em seus dias, mesmo tendo realizado milagres, outras pessoas não creram: “Ainda que tivesse feito tantos sinais diante deles, não criam nele” (Jo 12.37). Aliás, viviam pedindo mais milagres para crer, mas nunca conseguiam acreditar.
4.2. Quando terminou de escrever seu evangelho, João apóstolo declarou qual foi seu maior objetivo. Ele escreveu: “Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20.30,31).
Conclusão
João José de Oliveira Neto, compartilhando sua experiência, escreveu: “Eu era viciado em drogas, cachaça e prostituição. Só andava armado e já havia dado tiros e levado tiros. Fui preso e levava uma vida agitada. Contei para um jovem crente amigo minha história e ele me convidou para ir à sua igreja. Não aceitei, mas li o folheto que ele me deu e vi que minha vida poderia mudar. No domingo seguinte fui à igreja e aceitei Jesus como meu Salvador”.
De todos os milagres que Jesus realizou, o maior é o que Ele pode realizar em sua vida, se você ser arrepender de seus pecados, acreditar nele e o receber como seu Salvador pessoal. Quer fazer isso agora?