Eclesiastes 12.8
TUDO É VAIDADE
Introdução
- Se o autor deste livro tivesse vivido nos últimos tempos de nossa história, ele teria sido identificado como um filósofo existencialista.
1.1. Segundo essa linha de pensamento, o mundo é aparentemente sem sentido e absurdo, gerando nas pessoas angustia, ansiedade, confusão quanto às questões relacionadas ao significado, propósito e valor da existência humana.
1.2. O autor do livro fez uma análise a respeito do que acontecia na vida e usou essa palavra “vaidade” com o significado de inutilidade, vazio. A palavra original “hebel” significa “fumaça, vento, vapor, brisa”. Foi a mesma conclusão de Tiago apóstolo, quando escreveu seu livro e perguntou o que era a vida. Ele mesmo respondeu: “É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece” (Tiago 4.14).
- O que as pessoas não percebem, todavia, é que essa sua conclusão diz respeito a um estilo de vida sem Deus. Tanto é assim, que ao final do livro, ele deixou escrito: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” (Eclesiastes 12.1). Se as pessoas tem Deus na vida tudo é diferente.
Desenvolvimento
- Quando ele diz que “tudo é sem sentido, tudo é vazio, tudo é vaidade”, ele o fez depois de pensar, refletir, ponderar, observar e concluir sobre vários aspectos da vida humana. Ele se refere às várias áreas da vida humana sem Deus da mesma maneira: Eclesiastes 2.1.11).
1.1. Neste texto, ele relaciona cultura, prazeres, diversões, bebidas, trabalho, musicas, riqueza e, por mais que esforçasse em encontrar significado, a vida dele era vazia, sem graça, insossa.
1.2. Essa é a mesma conclusão a que chegam muitas pessoas depois de viverem várias experiências em diversas situações. Fumam, bebem, usam drogas, prostituem, roubam, corrompem, cometem crimes, seduzem, enganam e só percebem o vazio da vida, morrendo com uma grande frustração existencial.
1.3. Vários pensamentos expressos ultimamente: “Para preencher vazios existenciais, nos fragmentamos em pequenas partes, tentando nos encaixar na vida de outras pessoas, sem percebermos que no processo nos tornamos ainda mais incompletos” (Cristian Fernando Shiraishi); “Estar sempre ocupado é a forma mais simples de não encarar o grande vazio existencial que existe dentro de nós” (Eduardo Volpato); “Plural de solidão é vazio existencial” (Verônica H.); “As pessoas tentam preencher o vazio existencial de diversas maneiras, mas tentar tapar o vazio com coisas vazias só faz o vazio ficar ainda maior. Por isso as pessoas se enchem, mas nunca se preenchem. E apesar de saberem disso, acham divertido se distrair tentando” (Filipe Alves); “Parece que o vazio existencial tem assolado a humanidade. Atualmente, vivemos em um padrão comportamental dos momentos e prazeres fugazes, do consumismo desenfreado, da descartabilidade, do supérfluo e da valorização das aparências” (Soraya Rodrigues de Aragão).
- Foi considerando essas experiências vividas por tantas pessoas que Jesus Cristo veio a este mundo e prometeu dar sentido à vida, significado à existência, valor à história, certeza de vida eterna. Jesus disse palavras que vem ao encontro da alma humana: “Vinde a mim todos vocês que estão cansados e oprimidos e eu aliviarei”, “Deixo-vos a minha paz”; “A minha alegria ninguém tirará de vocês”, “Perdoados estão os seus pecados”, “Eu e o Pai somos um e quem vê a mim vê ao Pai”, “Quem crê em mim tem a vida eterna”.
Conclusão
Li há pouco tempo o testemunho de João José de Oliveira Neto. Ele escreveu: “Eu era viciado em drogas, cachaça e prostituição. Só andava armado e já havia dado tiro. Fui preso. Levava uma vida sempre agitada. Contei minha vida para um jovem crente e ele me convidou para ir à igreja e no domingo fui à igreja dele e aceitei Jesus como meu Salvador” (Jornal da CML). Encontrou Deus, através de Jesus Cristo, e sua vida ganhou sentido e significado, deixando de ser vazia.
Minha oração é que você faça o mesmo que ele fez e que está recomendado na Bíblia: Aceite Jesus Cristo em seu coração para ter Deus em sua vida.