Lucas 21.25-28
JESUS VAI VOLTAR NO FIM
Introdução
- Há algum tempo, vários jornais não puderam deixar de noticiar, em letras garrafais, que o mundo vai acabar. Publicando o Relatório elaborado por 2.500 cientistas de 130 países, estamparam manchetes: Jornal do Brasil: “Apocalipse com data marcada”. Folha de São Paulo: “Cientistas preveem futuro sombrio para a terra”. O Globo: “Mais de 40 países pedem agência da ONU para meio-ambiente”. A Gazeta: “Terra quente: chuvas serão piores e geleiras vão sumir”.
- Um dos mais importantes veículos de comunicação do país, a Folha de São Paulo escreveu: “A temperatura da Terra subirá até o fim do século, diz o mais importante relatório sobre o aquecimento global, produzido por 600 cientistas de 40 países. A geleira sobre a Groelândia pode sumir, os furacões ficarão mais fortes e o nível do mar subirá de 18 a 59 cm até 2100”. Em nosso Estado, o jornal A Gazeta escreveu: “Cientistas afirmam que mudanças no planeta são irreversíveis. O relatório elaborado por 2.500 cientistas de 130 países não deixa mais margem e dúvida sobre a nova realidade climática mundial: secas mais frequentes, ondas de calor intensas e elevação do nível do mar. Nas palavras de uma das coordenadoras do documento, Susan Salomon, “hoje temos uma certeza muito maior do que está ocorrendo no planeta”.
- 3. Por mais que seja importante tomar conhecimento de todos os acontecimentos que vão marcar o fim, através do relatório dos cientistas ou através dos textos bíblicos, eu penso que o acontecimento mais importante que deve ocupar nosso coração é a afirmativa de que será no fim que Jesus vai voltar. Vou repetir: será no fim que Jesus Cristo vai voltar.
Desenvolvimento
- Tratando dos acontecimentos que precederão a volta de Jesus Cristo, o escritor sagrado não nos disse – não disse aos crentes - para entrar em desespero, nem para ficar apavorados, nem para nos deixar levar pelo pânico.
1.1. É verdade que o relatório de 15 páginas apresentado na Conferência Internacional Cidadãos da Terra, realizada em Paris, na França foi assustador. Tratou-se de uma lista de catástrofes com proporções bíblicas. Haverá fome, seca, miséria, furacões e enchentes. De proporções bíblicas, porque realmente o que a Bíblia descreve é exatamente isto: fome, seca, miséria, furações, terremotos, enchentes, pragas e doenças, inclusive nos céus, como este texto menciona. Sinais no sol, na lua e nas estrelas; na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.
1.2. É verdade que multidões ficarão apavoradas, desesperadas, em pânico. O então presidente da França, Gerald Chirac, diante das possíveis consequências do aquecimento global, ficou de pé e disse: “Agora não é hora de meias-medidas” (O Globo On Line, 02.02.07). O texto bíblico revela que “homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto as virtudes do céu serão abaladas.” “Será um inferno”, disse o cientista ambiental James Lovelock” (A Gazeta, pg. 15).
1.3. Mesmo que esses acontecimentos profetizados na Bíblia e previstos pela Ciência sejam assustadores, a nossa reação como crentes deverá ser outra. Nossa reação não deverá ser a de olhar para os acontecimentos, mas olhar para cima. Nossa atitude deverá ser a de “olhar para cima e levantar a cabeça”. Em outras palavras, nossos sentimentos serão de confiança, tranquilidade, paz de espírito, coragem, esperança e fé. O texto bíblico explica o motivo. Quando o fim chegar a nossa redenção estará próxima, pois será no fim que Jesus vai voltar.
- 2. De vez em quando ocorre no céu um fenômeno chamado eclipse solar. Nessas ocasiões, os reportes mostram milhões de pessoas em todo o mundo com os olhos fitos no céu. Levantam os olhos para ver a lua na frente do sol.
2.1. É isto que vai acontecer quando Jesus voltar. Será uma volta visível a todas as pessoas de todo o mundo naqueles dias. Será uma volta espetacular, fenomenal, extraordinária, magnífica. Quando ele subiu para os céus, os anjos disseram aos apóstolos: “Por que estás olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido acima, no céu, há de vir assim como para o céu o viste ir” (Atos 1.11). Escrevendo aos crentes de Tessalônica, Paulo apóstolo ensinou: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com muito som e com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus.” (I Tes 4.16) João apóstolo, no Livro do Apocalipse referido pelo Jornal do Brasil, informou: “Eis que vem com as nuvens e todo o olho o verá, até mesmo os que o transpassaram; e todos as tribos da terra se lamentarão sobre ele” (Apoc 1.7)
2.2. Os crentes que estiverem vivos vão olhar para o céu, porque será a redenção, isto é: serão arrebatados do meio do caos que será o fim do mundo e estarão longe de toda a desgraça que vai acontecer aqui na terra e que já começou; estarão com Jesus no céu, encontrando-se com Ele nos ares e com Ele ficando para sempre, vendo realizado o sonho de ver Jesus e com Ele ficar para sempre.
Conclusão
Se o assunto da volta de Jesus não interessa a quem não é crente, certamente agora vocês podem entender porque interessa a nós. Aliás, se você não é crente, se não entregou seu coração a Jesus, se não deseja a presença de Jesus em sua vida, se não recebeu Jesus, por que vai se interessaria pela volta de Jesus?! Todavia, se você não se tornar crente em Jesus, quando o fim chegar com suas catástrofes e tragédias, o que vai acontecer será assustador, aterrorizador, horrendo, amedrontador.
Se o fim do mundo já está sendo mais do que avisado, inclusive pelos próprios cientistas, se eu fosse você eu tomaria a decisão, hoje ainda, de se converter a Jesus, de entregar sua vida a Jesus, de receber Jesus em seu coração. Quer fazer isto agora?