Lucas 22.31-34
Introdução
- “Eu roguei por ti” é uma expressão que poderia ser dita por alguns irmãos de nossas igrejas explicando o motivo por que estamos tendo paz no coração, mesmo diante das adversidades ou por que estamos tendo prosperidade e saúde, mesmo existindo pobreza e doenças. Também é uma expressão que várias pais poderiam dizer a seus filhos, explicando porque eles ainda continuam vivos ou porque estão vencendo na vida ou porque tiveram problemas resolvidos
- Todavia, o mais relevante para nós é saber que essa expressão além de ter sido dita ao apóstolo Pedro, também foi estendida a todos nós no tempo presente. Foi dita em favor de Pedro, sabendo que ele seria assediado por Satanás que pretendia enfraquecer sua fé e afastá-lo da igreja e continua sendo dita a nós pelas mesmas razões. Jesus está intercedendo por nós.
Desenvolvimento
- Essa atitude de agir em favor de alguém tem certa freqüência na vida das pessoas em ocasiões quando elas dependem de favores de autoridades, de empresários, de gerentes bancários e de amigos. Favores como conseguir um empréstimo, arranjar um emprego, tirar alguém da cadeia, iniciar um namoro.
- Em termos religiosos, quando uma pessoa se coloca em favor de outra, diante de Deus, essa atitude se chama interceder.
2.1. Pensando na importância da intercessão, eu poderia lembrar que isto foi o que Abraão fez em favor de seus familiares que estavam numa cidade que seria destruída. Foi o que Moisés fez quando o povo se inclinou para a idolatria, mesmo tendo sido abençoados por Deus. Foi o que Neemias fez quando o povo estava cansado de sofrer adversidades e queria voltar para casa, após um longo cativeiro. Foi o que Daniel fez pelo povo, quando este voltou a teimar em desobedecer a Deus e voltou a ser castigo, suplicando que Deus lhes desse mais uma oportunidade.
2.2. Chamo sua atenção primeira para um dos motivos porque Jesus intercedeu em favor de Pedro: “Satanás vos pediu para cirandar como trigo”. Cirandar é jogar pra cima e pra baixo no processo de separar o grão da palha. Em figura de linguagem significa bagunçar a vida de uma pessoa. Transtornar. Perturbar. Alterar. Abalar. Destruir. Então eu pergunto: É isto que está acontecendo em sua vida? Talvez você não soubesse ou nem quisesse acreditar que o Diabo teria esse poder. Talvez você estivesse atribuindo a outros motivos. Saiba que esses outros motivos também podem estar sendo usados por Satanás. Então eu pergunto: Qual foi o motivo pelo qual Satanás não conseguiu alcançar êxito na vida de Pedro? Jesus intercedeu em seu favor! Então, presta muita atenção: só Jesus e apenas Jesus é quem desfaz a obra de satanás. não estou dizendo que outras pessoas não possam orar em seu favor. Estou afirmando que só Jesus Tem o poder de anular a atuação do diabo em sua existência!
2.3. Jesus continua a exercer esse ministério de intercessão diante de Deus em favor de todos aqueles que dele necessitam: Romanos 8.34; Hebreus 7.25; 9.24). Minhas orações em seu favor sua muito importantes. Nossas orações uns pelos outros também são imprescindíveis. Porém o que explica o motivo pelo qual o Diabo não tem alcançado resultado na vida dos crentes é a intercessão que Jesus continua realizando no céu, ao lado do Pai.
Conclusão
Se você ainda me perguntar: “Pastor, Jesus está rogando apenas pelos nele acreditam?”, eu respondo que sim. Sim por que Jesus foi muito claro quando em outra oração ele pediu em nosso favor. Para que não haja dúvidas, quero que você mesmo leia em João 17.20,21.
Por isso mais uma vez convido você a se tornar crente em Jesus, recebendo-o em seu coração como Salvador e Senhor. Quer fazer isso agora?