4. Chamados Para Servir

 

CHAMADOS PARA SERVIR

Lucas 6.12-16

 Introdução

  1. Uma estratégia que várias igrejas estão usando para alcançar eficiência e eficácia no serviço cristão é o voluntariado. Com esse objetivo, vários congressos têm sido realizados e livros têm sido escritos objetivando dar métodos e estratégias para que um maior número de voluntários faça a obra de Deus. Em vez das pessoas ficarem apenas assistindo os cultos, elas se apresentam para servir. Em vez das pessoas ficarem esperando um convite, elas se apresentam espontaneamente.
  2. Até que essa estratégia fosse recomendada e adotada, o que existia era o processo de eleições, quando nomes são indicados e depois aprovados por votos, principalmente porque as primeiras igrejas também fizeram eleições, conforme aconteceu com Matias (Atos 1.23-26) e depois com os primeiros líderes (Atos 14.23-23; 15.22).
  3. No entanto, observando esta atitude de Jesus, vocês poderão perceber que por mais que desejassem servir e por mais que tivessem interesse em se apresentar, os primeiros 12 só se tornaram apóstolos porque Jesus os escolheu e chamou. Os outros 70 também foram escolhidos e chamados por Deus. Isto significa que o serviço cristão, seja por voluntariado, seja por eleições, precisa ter como base a escolha de Jesus.

Desenvolvimento

    Então, em vez das pessoas dizerem que só fazem o que querem na igreja, pois o serviço é voluntário, ou dizerem que não pediram para serem eleitas, cada um deve refletir sobre o privilégio de estarem sendo chamadas por Jesus Cristo para servirem.

     A primeira razão é porque Jesus chamou os primeiros 12, depois os 70 e continua chamando até os dias de hoje. Essa voz de Jesus é ouvida no coração, através do Espírito Santo. Por isso, ele dizia aos membros das 7 igrejas da Ásia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz”.

     A segunda razão é porque Jesus não faz acepção de pessoas. Ele não chama apenas quem tem formação acadêmica, posição social ou recursos financeiros. Ele chama a todos, inclusive os mais simples, os marginalizados, os mais pobres. Todos: brancos, negros, amarelos. Todos: adolescentes, jovens, adultos, anciãos. Todos: homens e mulheres. Todos vocês e não apenas os pastores, missionários e músicos... Paulo apóstolo afirmou: “Deus não faz acepção de pessoas”.

    A terceira razão diz respeito às recompensas celestiais através do galardão. De tudo o que uma pessoa faz na terra enquanto vive, apenas o que ela realiza para Deus através do serviço cristão é que receberá recompensa nos céus, na eternidade. Jesus fez essa promessa: “O meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo as suas obras”.

Conclusão

   Moisés estava ocupado com o rebanho de Jetro, Gideão debulhava o trigo, Eliseu arava a terra, Davi cuidava do rebanho do pai, Neemias era copeiro do rei, Pedro, Tiago, João e André pescavam peixes, Mateus cobrava impostos... Todos eles, todavia, foram capazes de ouvir que Deus os chamava para servir.   Minha oração é que você também ouça a mesma voz de Deus chamando você para trabalhar na igreja.