Gênesis 23.1; 25.8
MORRER BEM IDOSO
Introdução
- Infelizmente nem todos tem tido o benefício de morrer com idade de Sara, de Abraão e desta irmã cujo corpo está diante de nós nesta cerimônia de despedida. Muitos têm morrido ainda no ventre materno, na primeira infância, na adolescência, na juventude, na vida adulta.
- Entre os vários benefícios que uma pessoa tem ao morrer bem idosa, vou mencionar os dois mais importantes.
Desenvolvimento
- O benefício de ver promessas de Deus serem cumpridas e suas orações serem respondidas.
1.1. Muitos de nós fazemos orações a Deus, esperando que suas promessas sejam cumpridas. Ocorre, todavia, que às vezes as respostas de Deus demoraram a chegar e as pessoas precisam esperar. Não foi sem razão que o salmista dizia: “Esperei com paciência pelo Senhor e ele ouviu o meu clamor (Salmo 40.1).
1.2. Se morre antes, fica parecendo que Deus não existe ou que Deus não é bom ou que Deus não atende orações.
1.3. Lembrem-se do caso de Isaque, filho de Abraão e Sara. Isaque pediu a Deus um filho, pois sua esposa era naturalmente estéril. Ao pedir estava com 40 anos e ao ser atendido estava com 60 anos de idade (Gen. 25.20-23). Quem era amigo deles e morreu antes não viu milagre de Deus.
1.4. Exatamente por isso que o salmista também disse: “Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Sl 37.25)
1.5. Quanto mais idosa a pessoa estiver, mais terá visto e experimentado o poder de Deus, testemunhando claramente o cumprimento das promessas do Senhor e tendo cada vez mais condições de acreditar em Deus!
- O benefício de conhecer com mais detalhes a maneira de Deus agir neste mundo.
2.1. Principalmente as pessoas religiosas estão em busca desse conhecimento. Aliás pessoas e mais pessoas se tornam religiosas exatamente para entenderem como Deus age.
2.2. Nesse sentido, Deus tem o compromisso de dar esse conhecimento às pessoas. Ele mesmo declarou: "E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?" (Gênesis 18.17,18).
» O profeta Habacuque afirmava: “Porque a terra se encherá do conhecimento da glória o Senhor, como as águas cobrem o mar” (Habacuque 2.14).
» Paulo apóstolo ensinava: “Deus quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (I Timóteo 2.4).
´» O salmista Davi dizia: “O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança” (Salmo 25.14).
2.3. O conhecimento mais importante que podemos adquirir não é na área do Direito, nem da Medicina, nem da Engenharia, nem da Culinária, nem da Limpeza, nem da Psicologia ou de qualquer outro saber humano. Deus quer que as pessoas o conheçam e a Jesus Cristo, para que tenham sabedoria de viver e saibam como morrer, quando chegar a hora.
2.4. Então, quando mais a pessoa vive, mais existe possibilidade de ter cada vez esse conhecimento. Às vezes leva algum tempo errando, mas finalmente bate à porta certa e passa a ter condições de inclusive fazer aquela que eu chamo a “Oração da Salvação”, que Estevão fez antes de morrer por apedrejamento. Ele disse na hora da morte: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (Atos 7.59).
Conclusão
Tenho absoluta certeza que esta senhora, por ter vivido muitos anos, viu o cumprimento de promessas de Deus e quando chegou a hora de sua morte tinha o conhecimento de como fazer a oração da salvação.