13. Os Sacrifícios Que Agradam a Deus

I Pedro 2.5

Introdução

  1. No Velho Testamento a prática dos sacrifícios para alguém agradar a Deus era de natureza material, isto é, animais, aves, cereais, azeite, vinho, ervas...
  2. No Novo Testamento, Jesus Cristo tornou o sacrifício material em pessoal ao dar a própria vida em nosso lugar para que, pela fé nele exercida, nós pudéssemos agradar a Deus.
  3. Esse sacrifício pessoal de Jesus ficou no lugar de todos os outros sacrifícios materiais que eram praticados, razão porque foi escrita a carta aos Hebreus, salientando que tudo o que antes existia foi substituído por Jesus.

Desenvolvimento

  1. Então, seja no significado da língua portuguesa, isto é, algo que alguém se esforça por fazer, seja no significado em hebraico (korbã), isto é, algo que promove o prazer de Deus quando a Ele é entregue, nossa vida cristã também deve mostrar algum tipo de sacrifício.
  2. Nesse sentido, o que o apóstolo Pedro faz é esclarecer que sendo crentes em Jesus Cristo nós somos chamados a oferecer sacrifícios espirituais, isto é, atitudes que mostram nossa fé.
  3. Vou então ler alguns exemplos de atitudes que ficaram associadas a sacrifícios espirituais:
    • Entrega de ofertas em favor da obra de Deus (Filipenses 4.18).
    • Louvor que testifica o nome de Jesus (Hebreus 13.15)
    • Ação social em favor dos necessitados (Hebreus 13. 16). Essa ação como é visível na beneficência na comunicação, isto é, no interesse em saber do que a pessoa precisa para atende-la como ato de amor.
    • Trabalhar nos vários ministérios (Filipenses 2.16,17). O esforço que Paulo fez pela evangelização e edificação se tornaram um sacrifício espiritual.

Conclusão

Não se pode viver a fé cristã que tem sua base nos sacrifícios de animais e depois no sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário sem que também não exista sacrifício de nossa parte. Vida cristã vivida no conforto, na inatividade, na omissão não é vida cristã.

Não são sacrifícios para completar a obra de Jesus Cristo e ganhar a salvação. São atitudes que evidenciam a salvação que passamos a ter através do sacrifício de Jesus no Calvário.