Provérbios 10.1
ANIVERSARIANTE SÁBIO
Introdução
- O Livro de Provérbios foi o primeiro livro que me fascinou quando abri a Bíblia pela primeira vez. Lembro que no início de minha juventude, eu me sentava nos degraus da escada da varanda dos fundos de minha casa e ficava tempos lendo avidamente cada um dos seus versículos.
- Ao terminar sua leitura pude perceber que o principal objetivo do Livro de Provérbios era me ensinar qual seria a melhor maneira de viver, principalmente no relacionamento com as pessoas. Aprendi, mais tarde, que é um Manual de Sabedoria no relacionamento familiar, social e profissional.
Desenvolvimento
- Um dos assuntos é a insistência em fazer com que os filhos sejam sábios em vez de insensatos, considerando principalmente os resultados de suas atitudes na vida de seus pais. Conforme for a atitude dos filhos, os pais podem se alegrar ou se entristecer, de acordo com a sabedoria ou a insensatez deles.
1.1. Nessa perspectiva, à luz do que tem acontecido na vida de muitos jovens, a atitude de usar drogas, se envolver com a criminalidade, deixar-se levar pela prostituição, praticar idolatria certamente não é uma atitude sábia, mas muito insensata.
1.2. Mesmo que exista um ou outro pai que pouco se importe ou que até mesmo inicie seus filhos na vida errada, a maioria de nós queremos e esperamos o melhor de nossos filhos, seja quanto aos estudos e ao tipo de trabalho, seja quanto à escolha sentimental. Os parentes, os vizinhos, os professores não sentem tanto os efeitos quanto seus pais.
- Outro aspecto percebido na leitura do livro é que a sabedoria que os filhos podem ter é uma experiência que pode ser adquirida, à semelhança de outras virtudes do caráter.
2.1. São vários os textos em que essa verdade é revelada e estimulada: 4.5; 4.7; 16.16; 18.15
2.2. Se você está interessado em saber como adquirir sabedoria em seu viver, posso lhe enumerar sete atitudes: tenha interesse em aprender, aplique seu aprendizado nas situações, mantenha sempre a mente aberta, permita-se ser curioso, pesquise novas formas de aprender, desenvolva uma perspectiva global e evite acomodar-se na zona de conforto.
2.3. Acredite, todavia, que a mais importante forma de adquirir sabedoria é busca-la em Deus, numa experiência pessoal através de Jesus Cristo. Escrevendo sobre essa busca, Tiago disse: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte” (Tiago 1.5,6). A Bíblia diz que Salomão pediu sabedoria a Deus em oração e durante a maior parte de sua vida ele foi um homem sábio.
Conclusão
Embora a motivação apresentada para que você seja sábio seja os resultados na vida de seus pais, também precisamos descobrir que, quanto mais sábia uma pessoa for, menos problemas ela terá ao longo de sua vida. Esse é meio desejo para você nesta data do seu aniversário.