Daniel 3.16-2
Introdução
- Nós gostamos muito de ouvir essa história, descrevendo o milagre de Deus em ter preservado a vida daqueles três crentes chamados Sadraque, Mesaque e Abdnego. A fornalha havia sido aquecida sete vezes mais do que das outras vezes. Eles foram amarrados fortemente e lançados dentro da fornalha. Quando o rei olhou pensando que estavam queimados, verificou que estavam soltos, protegidos e ainda desfrutando da presença de Deus entre eles.
- Nós também gostamos de ouvir outras histórias relatando que se alguém teve câncer, Deus curou; se estava endividado, Deus deu recursos financeiros para pagar o que devia; se estava às portas da morte, Deus restaurou a saúde; se estava sem emprego, Deus abriu as portas; se estava com a família destruída, Deus resgatou; se estava envolvida em vícios e drogas, Deus libertou e deu uma nova vida.
- Gostamos tanto que muitas vezes igualmente queremos ver o agir de Deus em nossa própria história, expressando fé no poder de Deus. Não foi diferente com Sadraque, Mesaque e Abdnego. Quando o rei Nabucodonosor lhes disse que seriam lançados na fornalha de fogo ardente, afirmando que Deus não poderia livrá-los, eles responderam com muita convicção: “O Deus a quem servirmos vai nos livrar!”
Desenvolvimento
- Acontece, todavia, que eles também acrescentaram outra afirmação que expressa o grau de fidelidade deles. Eles disseram: “Deus nos livrará”, mas também acrescentaram: “Mas se Deus não nos livrar, nós não serviremos a outros deuses e nem adoraremos a estátua que levantaste.” Em outras palavras, eles estavam declarando: “Se Deus não nos livrar, se Deus permitir que sejamos queimados e mortos, se Deus não manifestar seu poder em nosso favor, se Deus não fizer um milagre em nossa vida, mesmo assim nós continuaremos a crer em Deus”.
- Se a minha, a sua, a nossa fé em Deus está condicionada a realização de milagres, então estamos cometendo três erros:
- Ainda não experimentamos realmente a fé em Deus. Leiam junto comigo duas situações vividas por Jesus Cristo em seus dias: João 2.23-25; João 20.27-29. Em outras palavras, isto significa que se não experimentamos milagres, estamos fingindo que somos crentes e mais cedo ou mais tarde deixaremos de crer.
- Ainda não chegamos nem perto da confiança que está demonstrada no texto de Habacuque 3.17,18. Em outras palavras significa que a grande prova da fé é continuarmos crendo mesmo que os milagres não aconteçam.
- Ainda seremos presas fáceis de tantos quantos realizam milagres e sinais mesmo não sendo de Deus. Leiamos o alerta de Jesus em Mateus 24.23-25. Em outras palavras, estaremos seguindo líderes e igrejas que facilmente nos enganarão e conseqüentemente não estaremos verdadeiramente seguindo a Jesus Cristo.
Conclusão
Mais do que ter uma fé em Jesus Cristo alimentada por milagres que experimentemos a cada dia, nós precisamos desenvolver um tipo de fé que seja da mesma profundidade intensidade e robustez como a de Sadraque Mesaque e Abdnego, quando declararam aberta e claramente que continuariam crendo em Deus mesmo que fossem queimados na fornalha de fogo ardente.
Este foi o tipo de fé que mártires do passado mostraram, quando continuaram crendo mesmo perseguidos, maltratados, injustiçados. Um tipo de confiança que os mártires do presente mesmo doentes, desempregados, sem dinheiro, com problemas não resolvidos e sofrimentos demonstram claramente.
A atitude de Sadraque, Mesaque e Abdnego vai mostrar em nossos dias que nossa fidelidade a Jesus Cristo é à toda prova! Você vai viver uma experiência como aquela que expressa o cântico: “Esta paz que sinto em minha alma não é porque tudo me vai bem...”