97. O Verdadeiro Jesus Cristo

II Coríntios 11.3,4

Introdução

  1. Na medida em que o tempo foi passando, a religiosidade foi se diversificando e a ciência foi se multiplicando, a expectativa era de que o nome, a pessoa e a obra de Jesus Cristo desaparecessem, de modo que no século XXI poucas pessoas tivessem por Ele interesse, sendo então apenas um ilustre desconhecido. Aliás, essa foi a afirmativa de vários ateístas que chegaram até mesmo a dizer que Jesus Cristo nunca teria existido.
  2. Surpreendentemente, o que você tem visto no século XXI é exatamente o oposto. A vida de Jesus continua em alta, sendo objeto de filmes, documentários e livros. Nós diríamos, sem medo de exagerar, que no século XXI, em termos de religiosidade, o nome de Jesus Cristo é o mais divulgado sobre a face de terra. Estimativas missionárias informam que mais da metade da população mundial já ouviu falar de Jesus.

Desenvolvimento

  1. O problema, TODAVIA, é que, infelizmente, aquilo que era temor do apóstolo Paulo, ainda no primeiro século e aqui expresso na carta aos coríntios, acabou acontecendo.

1.1. Paulo apóstolo temia que um outro espírito, um outro evangelho e um outro Jesus fossem divulgados, corrompendo o entendimento das pessoas e trazendo sofrimento ao mundo.

1.2. O temos do apóstolo tem acontecido. Além da mudança na aparência física em que várias pinturas e fotografias apresentarem rostos diferentes de Jesus com pele clara, de olhos azuis e de cabelos compridos, como se Jesus tivesse sido europeu e não asiático, a última novidade apresentada em dois livros recentes foi que Ele era casado com Maria Madalena, com quem teria tido filhos.

  1. Aliás, a bem da verdade, essa atitude de apresentar distorções, heresias e absurdos a respeito de Jesus Cristo aconteceu ao longo dos séculos. De modos diferentes, em diferentes épocas e em diferentes culturas religiosas, Jesus Cristo foi sendo modificado

3.1. Outra significativa modificação ocorreu através dos evangelhos apócrifos, escritos nos séculos II a IV, onde Jesus é apresentado sem carne e osso, apenas com aparência espiritual, desprovido de matéria, como se fosse apenas um fantasma.

3.2.  Na Idade Média, o poder político fez de Jesus um militar que mandava seus soldados para as cruzadas, determinando a morte dos pagãos em nome de Deus e instituindo a inquisição para perseguir, processar sumariamente e imediatamente matar todos os que cressem diferentemente, quando morreram milhões de pessoas em nome desse Jesus Político.

3.3. Há algum tempo, a Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (Aste), promoveu um Seminário para responder à pergunta: Quem é Jesus Cristo no Brasil?”.  A conclusão registra o seguinte: “O Cristo que aflora da religiosidade popular é um “cristo morto”, preso no madeiro e impossibilitado de reagir... Dessa condição também surge o “cristo distante” ... Ele é um deus distante que está sempre lá em cima. Vê a confusão aqui em baixo, mas não pode fazer nada para ajudar... Toda essa distância acaba produzindo outros ajudadores que tomam o lugar do Messias na vida cotidiana.” (Revista Eclésia, ano 9, número 100, pág. 34 a 41. Internet: www.cacp.org.br, 2004).

3.4. Em nossos dias, Jesus também foi transformado num mágico que faz maravilhas, uma divindade poderosa que se propõe a resolver os problemas materiais e financeiros das pessoas, dando-lhes carro do ano, apartamento mobiliado, firmas recuperadas e vultosas quantias nos bancos. Aliás, quase todos os que divulgam essa imagem de Jesus são pessoas que estão fazendo da religião uma fonte de lucro e vivendo esplêndida e regaladamente, mesmo que sejam processados pela justiça.

  1. A única maneira de você evitar essas distorções, escapando das consequências temidas pelo apóstolo Paulo ao crer num Jesus errado é ler a sua história nas páginas da Bíblia, especificamente nas páginas do Novo Testamento.

3.1. Nas páginas da Bíblia você vai descobrir o Jesus que nasceu em Belém da Judéia, nascido miraculosamente da Virgem Maria, crucificado e morto aos 33 anos de idade, mas que foi ressuscitado pelo poder de Deus e voltou para o céu, onde hoje está à direita do Pai, mas que se faz presente entre nós através do Espírito Santo, que passa a habitar em nosso coração.

3.2. Nas páginas da Bíblia você vai achar o Jesus Cristo que curou os doentes, multiplicou os pães, libertou os endemoninhados, realizou milagres para comprovar sua divindade.

3.3. Nas páginas da Bíblia você vai viver uma experiência com o Jesus Cristo que lhe promete paz e alegria, alívio e descanso, proteção, libertação, transformação. O Jesus Cristo que lhe garante perdão dos pecados e vida eterna.

Conclusão

Se você acreditar e seguir a um outro Jesus, você vai sofrer, como dizia o apóstolo Paulo. Mas se você acreditar nesse Jesus que está aqui nas páginas da Bíblia, você será realmente abençoado. Por isso apelo a você para hoje mesmo receber esse Jesus da Bíblia em seu coração, como seu Salvador pessoal. Se você fizer isto, esse Jesus vai sair das páginas da Bíblias e vai habitar em seu coração. Ele mesmo prometeu: “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta eu entrarei...”  Ele será seu eterno pastor. Vai viver essa experiência que se tornou letra do hino do HCC.