Ano Novo - 5

SERMÃO PREGADO EM FINAL DE ANO

Eclesiastes 3.1-8

O TEMPO DE DEUS

Belchior

Introdução

  1. Poesia de Laurindo Rabelo, patrono da Academia Brasileira de Letras: “O Tempo”

Deus pede estrita conta de meu tempo,
É forçoso do tempo já dar conta;
Mas, como dar sem tempo tanta conta,
Eu que gastei sem conta tanto tempo?

Para ter minha conta feita a tempo
Dado me foi bem tempo e não foi conta.
Não quis sobrando tempo fazer conta,
Quero hoje fazer conta e falta tempo.

Oh! vós que tendes tempo sem ter conta
Não gasteis esse tempo em passatempo:
Cuidai enquanto é tempo em fazer conta.

Mas, oh! se os que contam com seu tempo
Fizessem desse tempo alguma conta,
Não choravam como eu o não ter tempo.

Ideia do autor: é preciso aproveitar o tempo certo de cada situação na vida.

  1. Nesse mesmo sentido, o autor sagrado nos ensina que é preciso perceber a chegada do tempo certo e que é preciso fazer o que tiver de ser feito dentro desse tempo certo. Não adianta precipitar os acontecimentos e nem fazer depois que o tempo passou.

Desenvolvimento

  1. 1. O problema, para mim, é que esse texto, embora esteja na Bíblia, não menciona o “tempo para Deus”. Querem confirmar? É estranho que na Bíblia exista um texto que não fale do tempo para Deus?

1.1. Em oração, querendo entender o motivo deste fato, eu descobri que o tempo para Deus em sua vida não vai aparecer naturalmente. Você precisa ter interesse em buscar Deus e o próprio Deus aguarda a manifestação de desse interesse quando diz: II Crônicas 7.14; Jeremias 33.3; Mateus 11.28.

 1.2. Sim, o tempo para Deus em sua vida não vai aparecer naturalmente. Neste novo ano que se inicia, você precisa separar um tempo para Deus em sua vida, como fez Davi: Salmo 55.17; 63.1. Como fazia Pedro e João: Atos 3.1. Aliás, sempre, como recomendava Paulo apóstolo: Efésios 6.18.

1.3. É verdade: o tempo para Deus em sua vida não vai aparecer naturalmente. Se você não separar um tempo, uma hora, um momento - é claro, inegável e conseqüente: sua vida vai passar sem Deus e sem Jesus Cristo! Sua vida será semelhante à de muitas outras pessoas: tem carro, tem dinheiro, tem casa, tem emprego, tem diversões e passeio, tem família, mas não tem Deus. Pior se for sempre pobre: não terá nada e também não terá Deus!

  1. Um outro poeta escreveu: “A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando de vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é natal... Quando se vê, já terminou o ano... Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
    Quando se vê passaram 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado... Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio... (Mário Quintana – excerto de “O Tempo).

2.1. Se você olhar o relógio de Deus vai perceber que já está na hora de você se tornar crente em Jesus. Ouça o que a Bíblia diz: “Hoje, se ouvirdes a sua voz... Eis aqui agora o tempo aceitável; eis aqui agora o dia da salvação” (Hebreus 3.15; II Coríntios 6.2).

2.2. Se você olhar o relógio de Deus vai perceber que a cada ano que se passa mais se torna próxima a volta de Jesus a este mundo. Os cientistas têm um relógio que marca o tempo do fim do mundo. Foi inaugurado em 1947 por um grupo e cientistas está localizado na Universidade de Chicago. Na sua inauguração, o relógio marcava 23h53. Desde 1998, o relógio estava em 23h51, considerano o fim da Guerra Fria. Após o atentado de 11 de setembro de 2001 o relógio avançou 2 minutos com relação a 1998. Hoje os ponteiros registram 23h53, novamente. De acordo com o físico Stephen Hawking, um dos maiores gênios contemporâneos e membro do conselho do Relógio, o mundo está novamente perto de um apocalipse nuclear e de um desastre ecológico. Segundo Hawking, o aquecimento global representa uma grande ameaça, maior até que o terrorismo e a guerra nuclear, por isso o Relógio foi adiantado.”

http://perspectivaprofetica.wordpress.com/2008/10/22/o-relogio-do-fim/

Conclusão

      No novo ano que se inicia é tempo para cada vez mais ser fiel nos dízimos e ofertas, participar ainda mais dos cultos da igreja, testemunhar para mais pessoas sobre Jesus, convidando a estarem na igreja, servir na igreja em seus ministérios, ter uma vida cada vez mais santificada, honesta e íntegra. Tome estas decisões hoje, pensando no próximo ano e daí por diante.