104. Crente Também Sofre

Filipenses 1.29,30

CRENTE TAMBÉM SOFRE

Introdução

  1. Já disse algumas vezes que é preciso cuidado com certos ensinos e pregações do evangelho, que objetivam apenas atrair pessoas, sem respeitar os ensinos bíblicos, inclusive quando aborda o sofrimento.

1.1. Jesus Cristo mesmo se antecipou e fazia essa recomendação aos seus primeiros seguidores (Mateus 24,24,25).

1.2. O apóstolo Paulo, mais adiante nesta carta aos filipenses, fez essa mesma recomendação (Filipenses 3.1,2).

  1. Para comprovar o que estou dizendo, recebi um folheto que no seu título diz: “Chega de sofrimento. Você não nasceu para viver assim”. Depois de enumerar algumas situações de angústia, convida as pessoas para irem `igreja onde deixariam de sofrer.

Desenvolvimento

  1. A primeira verdade bíblica encontrada em suas histórias e ensinos é que o sofrimento faz parte da vida de todas as pessoas. Os seres humanos, além de experimentarem benefícios, sucesso, conquistas, prosperidade também experimentam aflições, perdas, adversidades, problemas.

1.1. Desde o início, após a queda no Jardim do Éden, Deus disse a Adão e Eva, extensivamente a todos os habitantes do mundo: “Maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela
todos os dias da sua vida”
(Gênesis 3.17).

1.2. O salmista Davi em um dos seus momentos de sofrimentos escreveu: “Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida, e me tirarás dos abismos da terra” (Salmo 71.20).

1.3. José, Jó, Jeremias, Neemias e muitos outros em suas histórias de vida viveram experiências de perseguições, maltrato, calúnia, prisões...

  1. A outra verdade bíblica é que ninguém pode prometer ausência se sofrimento a quem se tornar crente em Jesus Cristo, como se o fato de se tornar crente o colocasse numa redoma de vidro isenta de males.

2.1. Desde o início Jesus advertiu: “No mundo tereis aflições” (João 16.33). Quem diz o contrário está mentindo.

2.2. Os primeiros crentes ouviam o apóstolo Paulo os ensinando isto: por se tornarem crentes as pessoas também tem incluído no pacote dos efeitos, além das bênçãos, também os sofrimentos.

2.3. Além de ter sido um ensino realista e verdadeiro, foi uma experiência deles e de muitos outros ao longo dos tempos. Os primeiros cristãos depois de serem perseguidos pelos judeus também o foram pelos romanos. Na atualidade os crentes são perseguidos em vários países do mundo, tanto por líderes de outras religiões como por líderes políticos de ideologias ateístas.

2.4. Não podemos enganar as pessoas dizendo que ao se tornarem crentes ficarão livres de sofrimento. Pelo contrário, exatamente por se identificarem com Jesus poderão ser perseguidos por familiares e conhecidos, além de passarem por tribulações infligidas pelo Diabo e seus demônios para submetê-los a provas e vê-los desistirem da fé cristã. Alguns crentes poderão passar por sofrimento por serem honestos, íntegros, sinceros, corretos, leais.

  1. O que podemos e devemos e dizer aos que sofrem é que em Jesus Cristo serão confortados, consolados, aliviados, animados. Em Jesus Cristo experiência paz e esperança.

3.1. Através da oração poderão fazer como o salmista que dizia a Deus: “Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito. As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha aflição. Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento” (Salmo 25.15).

3.2. Através da experiência com Jesus Cristo poderão dizer como o apóstolo Paulo em sua afirmação de fé: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo
” (II Coríntios 1.3.-5).

Conclusão

Não se deixe enganar por ensinos e pregações que prometem uma vida cristã sem sofrimento, pois são de um evangelho falso.

Nos sofrimentos, não se deixem abater, mas recorram a Jesus Cristo para experimentarem alivio e descanso, paz e alegria. Proteção, libertação e salvação terna. Jesus prometeu: “Vinde e mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).