Marcos 9.43-48
ESCAPANDO DO INFERNO
Introdução
- Eu sei que o inferno é um assunto sobre o qual cada vez menos está sendo objeto de pregação. É assunto que está fora de moda até mesmo entre religiosos.
1.1. Um teólogo escreveu: “Toda essa história de inferno, que é história medieval, deve ser deixada para astrologia, alquimia e todo o resto das imaginações pré-científicas da humanidade que se torturava a si mesma”.
1.2. Um rabino declarou: “Hoje o inferno foi completamente excluído do vocabulário judaico de ensino e pregações. Realmente nenhum rabino moderno prega o inferno, a condenação, e essas palavras são figuras de nossa instrução religiosa”.
- Ocorre, todavia, que este assunto não foi criado na Idade Média e nem deixou de existir nas páginas da Bíblia. Aliás, alguém já constatou que Jesus Cristo em suas pregações e ensinos falou mais sobre o inferno do que sobre o céu.
Desenvolvimento
- Nas páginas do Velho Testamento, a idéia de inferno ainda não havia se desenvolvido. Falava-se apenas que as pessoas morriam e iam para o além. Ficavam no sepulcro ou sepultura. Dr. Crabtree em sua Teologia do Velho Testamento escreveu: “As referências geralmente indicam que não havia distinções entre as condições dos habitantes do Sheol, não sendo lugar de castigo, nem de recompensas".
- É nas páginas do Novo Testamento que a ideia começa a ser clareada, através de duas palavras diferentes.
2.1. Uma delas, o “hades” tinha o mesmo significado de “Sheol” do Velho Testamento, isto é, lugar de mortos. Mesmo assim, na parábola de rico e de Lázaro, foi dito que o rico morreu e foi para o “hades”, onde se achou em tormentos insuportáveis (Lucas 16.22,23).
2.2. A outra expressão é “geena”, um lugar situado ao sul de Jerusalém, onde era jogado lixo, que era queimado e consumido pelos bichos. Foi essa palavra que Jesus usou para descrever as cenas do inferno na eternidade, depois que pessoas morrem (Mateus 5.22, 29,30; 10.28; 18.9; 23.15,33.
- Nessa ocasião quando falava a muitas pessoas, Jesus mais uma vez deixou claro que o inferno é um lugar terrível. Para salientar seu horror, ele usou outras expressões também fortes: trevas exteriores, ranger de dentes, lago de fogo, fogo que nunca se apaga.
3.1. Procurando descrever os horrores desse lugar e estado, um Teólogo escreveu: “Nele não há luz, nem sol a levantar, nem pássaros a cantar, nem alegrias, nem virtudes: não há mensagens do evangelho e nem lugar para arrependimento; não há risos de crianças, mas ranger de dentes; não há música, mas gemidos, ruídos e clamores. Invariáveis cenas de horror sobre horror, choro, lamentações, ranger de dentes, ódio, discórdia, impureza, tristezas trevas reinarão ali perpetuamente”.
3.2. Para enfatizar a necessidade de escapar do inferno, nesse ensino Jesus chega à radical orientação da pessoa ser capaz de perder mãos, pés, olhos, em linguagem figurada.
3.3. A ideia é que tudo que hoje está levando pessoas para o inferno deve ser abandonado: fumo, álcool, drogas, mentiras, roubo, incredulidade, promiscuidade, desconfiança, dúvidas, pecados os mais variados.
- Lembramos, por outro lado, à luz da pregação completa do evangelho, que também é necessário crer em Jesus Cristo além de se arrepender de seus pecados. Entendam que no inferno podem estar hoje pessoas que não bebiam, não fumavam, não usavam drogas, não mentiam, não se promiscuíam e não pecavam. Simplesmente estão no inferno porque não se tornaram crentes em Jesus Cristo. A mensagem completa é arrepender dos pecados e crer em Jesus para escapar do inferno e ir para o céu.
- Mais ainda: Jesus também ensinou que o inferno não é aqui neste mundo, mas foi preparado como penalidade após a morte ou após o Juízo Final. Não foi preparado para nós, mas para o Diabo e seus demônios. Todavia, por causa de nossos pecados e de não acreditarmos nele, também iremos para o inferno junto com o Diabo e seus anjos (Apocalipse 20.12;15; Mateus 25.41).
Conclusão
Não pense que o inferno é um assunto ultrapassado. Há multidões na eternidade que estão num estado de tormento e horror porque pensaram assim. E, para você também ir para o inferno, não precisa fazer nada; basta continuar como é e como está.
Mas se quiser escapar do inferno você precisa se arrepender de seus pecados e crer em Jesus.
Pense nas pessoas que ficam cercadas pelas labaredas de fogo quando uma floresta incendeia ou um prédio é tomado pelas chamas. Geralmente as pessoas dizem que é como estar num inferno. Todavia, o inferno que nos espera será incomparavelmente pior. Faça agora o que você tem que fazer para escapar do inferno.