102. O Propósito de Nossa Vida

Ester 4.13,14

Introdução

  1. Rick Warren é pastor de uma das maiores igrejas evangélicas dos Estados Unidos. Entre os livros que escreveu, um deles se tornou o livro cristão mais vendido num determinado ano. O principal motivo foi o seu conteúdo, expresso no título: “Uma Vida com Propósitos”.

1.1. Em outras palavras, ele ensina que você não deve viver apenas por viver, cumprindo obrigações e fazendo da vida uma rotina sem graça, deixando as coisas acontecer por si mesmas.

1.2. Também ensina que você não deve apenas estabelecer objetivos que resultem em realização pessoal, felicidade familiar ou sucesso profissional.

1.3. Em suma, ele ensina que uma vida com propósitos é uma vida em que a pessoa tem como alvo fazer a vontade de Deus em seus diferentes aspectos.

Desenvolvimento

  1. A crente chamada Ester pensava que ter chegado ao palácio do rei para se tornar rainha tinha sido o propósito porque nascera naquela época.

1.1. Depois de participar de um concurso de beleza, ela foi escolhida para se tornar esposa do rei Assuero.

1.2. Ao andar no palácio todos os dias e organizar as atividades que devia cumprir, ela imaginava que esse era o motivo de sua vida.

1.3. Uma tragédia estava para acontecer, mas ela não se dava conta, mergulhada em seu modo egoísta de viver.

1.4. Foi nessa hora que Mardoqueu, seu amigo, lhe disse essas palavras... Mardoqueu lhe esclareceu que seu propósito ao ter iodo para o palácio foi o de influenciar o rei para salvar o povo judeu, fazendo assim a vontade de Deus.

  1. Escrevendo aos cristãos da cidade de corinto que estavam imersos em suas diversas atividades como se tivessem nascido apenas para exercer essas atividades, Paulo apóstolo ensinou: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus” (I Coríntios 10.31).

2.1. Em outras palavras, a Bíblia nos ensina que não devemos apenas comer por comer, beber por beber, trabalhar por trabalhar, estudar por estudar, viajar por viajar, passear por passear, comprar por comprar, vencer por vender, casar por casar, ter família por ter família, abrir um negócio por abrir um negócio... Tudo o que fizermos deve ser para a glória de Deus.

2.2. Glorificar a Deus em nossas atividades diárias é aproveitar as oportunidades para evangelizar pessoas, testificando sobre Jesus Cristo. É interceder pelas pessoas ao saber que elas estão passando por problemas e dificuldades, para que sejam ajudadas por Deus. É agir com integridade, isto é, sendo inteiros em nosso caráter cristão: honestidade, transparência, ética, justiça e amor. Pelo nosso agir as pessoas vão glorificar a Deus.

Conclusão

  1. Durante o tempo de sua vida neste mundo, Jesus Cristo, nosso Salvador, Senhor e Mestre afirmou que vivia exclusivamente para fazer a vontade de Deus. Esse era o único propósito de sua existência.
  2. Se nós não vivemos exclusivamente para fazer a vontade de Deus porque temos outras atividades a exercer, então precisamos entender que cada uma dessas atividades deve ter o propósito de glorificar a Deus. Slogan: “Tudo que EU fizer, também farei para glória de Deus”.

Ilustração:

Num jardim havia diversos tipos de arvores: macieiras, laranjeiras, roseiras, abacateiros.... Toda estavam felizes menos uma que não sabia a razão porque estava naquele jardim, pois não produzia nenhuns frutos. Vendo sua tristeza, a macieira lhe disse: produza maçãs em seus galhos que você será feliz e assim disseram todas as outras árvores... Ela se esforçava, mas não conseguia. Um dia uma coruja chegou ao pomar e vendo o que estava acontecendo disse aquela árvore que seu problema não era se esforçar para fazer o que os outros diziam a ela para ser, porque ela não era macieira, nem abacateiro, nem roseira, nem coqueiro.... Ela precisava descobrir sua própria missão e ser o que ela nasceu para ser. Disse-lhe para olhar para todas as outras árvores e visse aquela com quem se parecia. Depois acrescentou: “Você é igual a ela e produzirá o que ela produz”.

Neste mundo, é sempre olhando para Jesus que veremos que nós também nascemos para glorificar a Deus.