43. Olhando o Invisível

Hebreus 11.23-27

Introdução

  1. Em nossos dias, muita gente tem orgulho de dizer que foi olhando o invisível que a Ciência alcançou desenvolvimento. Os cientistas através das ondas elétricas invisíveis criaram o motor. Através das invisíveis ondas de som, criaram o rádio. Através das invisíveis ondas de luz, criaram a televisão. Criaram a energia atômica através dos invisíveis núcleos de átomos com prótons e elétrons. Desenvolveram o raio laser e o feixe de luz que saiu da terra e chegou à lua. Mapearam os genes humanos através das moléculas invisíveis de DNA. Através dos invisíveis microchips criaram os computadores cada vez mais sofisticados. Desenvolveram vacinas para combater doenças provocadas por invisíveis vírus.
  2. Pois fiquem sabendo que foi também através dessa atitude de olhar o invisível que Moisés teve a história de sua vida na direção do êxito através das bênçãos que Deus queria dar-lhe.

Desenvolvimento

  1. Por isso, também em nossos dias, ninguém deve achar um absurdo alguém falar sobre a necessidade de enxergar o invisível mundo espiritual que nos cerca.

1.1. A Bíblia ensina que o mundo que está ao nosso redor é constituído de coisas visíveis e invisíveis (Colossenses 1.16).

1.2. É exatamente através do que está diante de nossos olhos como realidade material e concreta que podemos concluir a realidade imaterial e abstrata (Romanos 1.20).

1.3. Para quem deseja se relacionar com Deus precisa aceitar que vai se relacionar com alguém invisível (I Timóteo 1.17).

  1. Tendo Moisés como modelo, podemos ser muito abençoados por Deus, desenvolvendo algumas atitudes que tornam a realidade invisível uma realidade inegável em nossa vida diária.

2.1. Uma dessas atitudes é o exercício da fé. Observando o relato bíblico podemos constatar que ele e os outros acreditaram: 11, 17, 20, 21, 22, 23, 31, 32-39. “Eles acreditaram e receberam a promessa”.

2.2. Outra atitude é não ficar em contemplação, seja ela mística ou apenas devocional, mas ver a fé transformada em ação. É pelo agir que mostramos que temos fé (Tiago 2.18). “Eles agiram o receberão cumprimento da promessa”.

2.3. Permanecer firme, isto é, perseverar num propósito até ser alcançado é mais uma atitude infalível. Moisés mostrou propósito ou determinação mesmo diante da ira do Faraó. Todo e qualquer impedimento que surja diante de suas ações tem o objetivo de testar sua persistência ou resiliência. “Eles ficaram firmes e receberam o cumprimento da promessa”.

Conclusão

Na sua vida, na vida de sua família, na vida empresarial e principalmente em sua vida espiritual não fique dependendo apenas do que seja visível, material, sensorial, concreto....

Comece a mostrar que é capaz de também ver o invisível tendo fé, mostrando essa fé através de ações e preservando diante dos obstáculos. Quem vê o invisível é quem vai receber as bênçãos que Deus prometeu nos dar.