41. Velhice Com Propósitos

I Samuel 12.2,23

VELHICE COM PROPÓSITOS

Introdução

  1. O autor do livro “Uma Vida Com Propósitos”, Rick Warren, conseguiu nessa obra salientar a importância de as pessoas descobrirem que não estão neste mundo por acaso. Além de terem propósitos na vida, as pessoas idosas podem também descobrir o propósito de Deus para a vida delas.
  2. Esse estilo de vida direcionado por propósitos também deve acompanhar as pessoas quando estiverem na velhice. Nesse sentido, os estudos no campo da gerontologia têm acentuado que pessoas idosas, que ainda tem propósitos na vida, gozam de maior qualidade de vida. O famoso neurocirurgião Sanjay Gupta, escreveu em seu livro “A Mente Afiada”: “A explicação do poder do propósito faz sentido. Com o propósito vem a motivação para se manter fisicamente ativo e se cuidar mais. Por sua vez, isso ajuda as pessoas a controlar o estresse e a ficar menos propensas a inflamações perigosas. Também sabemos, por autópsias realizadas em octogenários, que os que viam significado na vida sofreram menos enfartes microscópicos, que são pequenas áreas de tecido morto que resultam da obstrução do fluxo sanguíneo”. Resumindo, ele escreveu que idosos com propósitos evitam vários tipos de doenças.
  3. Observando a histórico da vida de Samuel, verificamos que durante muitos anos ele cumpriu vários propósitos, principalmente o de ser juiz e ser o primeiro profeta do povo de Israel. Quando estava idoso, sendo substituído pelo rei que iria ser escolhido para governar, ele descobriu mais um propósito: exercer o ministério de intercessão em favor do povo. Interpretou, inclusive, que não orar pelo povo era pecar contra Deus, pois este seria o propósito de Deus para ele na velhice.

Desenvolvimento

  1. Os idosos ainda podem ter uma lista de propósitos a serem realizados em sua vida, tais como ajudar os filhos a cuidarem dos netos, ser voluntários em instituições, participar de Centros de Atividades Artesanais, ser integrado em grupos de exercícios, fazer cursos acadêmicos. Um gerontólogo escreveu: “Buscar um sentido para a vida desempenha um papel importantíssimo na orientação em relação às metas de vida e à tomada de decisões. Assim, ter um motivo para acordar todos os dias, seja para realizar exercícios físicos, praticar atividades de lazer, cuidar ou acompanhar alguém, exercer uma atividade voluntária, dentre outras ações, podem ser metas que fortalecem o propósito de vida para o idoso” (https://metodosupera.com.br/entenda-o-proposito-de-vida-para-o-idoso/).
  2. No caso específico da atividade espiritual de orar em favor das pessoas, isto é, exercer o ministério de intercessão, os idosos poderão realizar essa atividade particularmente em sua casa, sozinhos e com sua família, ou em grupos, no templo da igreja.

2.1. Uma das afirmações de Deus a respeito da relevância do ministério de intercessão é que Ele procura pessoas que exerçam essa prática: “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei” (Ezequiel 22.30). Deus procura intercessões.

2.2. Nos episódios que narram as prisões de Tiago e Pedro, no primeiro século, o escritor sagrado estabeleceu como fato que fez diferença entre um ser morto e outro ser solto a atitude de existirem pessoas orando. Em virtude da morte de Tiago, pessoas perceberam que precisavam orar por Pedro: “Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus” (Atos 12.1-5). Interceder faz a diferença.

2.3. Anos mais tarde, Tiago voltou a escrever sobre o valor da intercessão e deixou escrito a respeito dos seus efeitos miraculosos: “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto” (Tiago 5.17,18). Milagres são realizados através da intercessão.

Conclusão

Os idosos não devem ficar esperando ser valorizados em nossa sociedade ou até mesmo nas igrejas, para que achem o que fazer, inclusive praticar a atividade de interceder em favor das pessoas. Sejam voluntários, como Samuel. Digam: “Não deixarei de orar por vocês”.