23. O Melhor de Todos os Convites

Mateus 11.28-30

Introdução

Ao qualificar este convite como o melhor de todos, estamos reconhecendo que as pessoas recebem os mais variados tipos de convites ao longo da vida. Convites para casamentos, aniversários, celebrações, formaturas, churrascos, eventos culturais...

Desenvolvimento

  1. No caso deste convite, ele ganha o adjetivo de melhor porque é destinado a TODOS... Isto significa que não há discriminação de raça, de cor, de nacionalidade, de religião, de idade, de gênero, de classe social... A expressão todos inclui também e principalmente os pecadores – todos os que já cometeram erros, falhas, deslizes, transgressões, infrações, crimes. Nesse sentido, o salmista dizia: “Nós pecamos e os nossos pais; cometemos a iniquidade; andamos perversamente” (Salmo 106.6). Isaías admitiu: “Ai de mim que sou um homem lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios” (Isaías 6.5). Pedro apóstolo dizia: “Afasta-te de mim que sou um homem pecador” (Lucas 5.8). POR ISSO O CONVITE É PARA TODOS...
  2. É o melhor de todos os convites porque também objetiva proporcionar alivio e descanso. A necessidade de alivio e descanso é experimentada por aqueles que estão cansados e oprimidos...

2.1. Pelas frustrações e decepções em virtude de expectativas não realizadas.

2.2. Pelas amarguras e ressentimentos em decorrência de relacionamentos hostis e complicados.

2.3. Pela tristeza e depressão por causa de perdas pessoais, familiares, financeiras, profissionais, sociais.

2.4. Pelas dores e sofrimentos mentais, emocionais, físicos e os que desgastam o espírito.

2.5. Pelas injustiças, injurias, perseguições, maus tratos, deboches, ridicularizações, desrespeitos.

2.6. Pelos medos, terrores, pânicos, sustos, ansiedades, angústias que não deixa a pessoa dormir tranquila.

2.7. Pelos vícios, erros, falhas, pecados que não cessam, mas se repetem no dia a dia.

  1. É o melhor de todos os convites porque é feito por Jesus Cristo, o Filho de Deus, aquele que tem todo o poder no céu e na terra.

3.1. Jesus Cristo que curou os doentes, libertou os endemoninhados, satisfez a fome e a sede, fez milagres e maravilhas.

3.2. Jesus Cristo que viveu entre nós, foi crucificado e morto, mas ressuscitou e voltou para a presença de Deus onde agora e intercede por nós.

3.3. Não é, portanto e nem poderia ser, um convite feito por nenhuma igreja, credo ou religião; nenhum líder religioso da atualidade por mais famoso que seja.

  1. Finalmente, este convite é o melhor porque sua data para proporcionar alivio e descanso a todos os que estão cansados e oprimidos é imediata.

4.1. Não estabelece condições para serem atendidas primeiro e somente depois é que as pessoas serão aliviadas e terão descanso, pois a palavra diz: “Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais vossos corações”.

4.2. Não pressupõe um tempo para a pessoa pensar e depois decidir, quando tiver mais certeza, pois “amanha poderá ser muito tarde”.

Conclusão

  1. Se a sua situação hoje é de solidão, tristeza, lágrimas que inundam seu coração; de vazio e incertezas quanto ao futuro, medos e temores; culpas e ansiedades, pânico e depressão, deixa Jesus te ajudar...
  2. O que fazer? Aceitar o convite dele... Você aceita agora?