Apocalipse 20.4
O MILÊNIO
Introdução
- A ideia de um governo congregando todas as nações não é nova na história da humanidade. Basta lembrar alguns nomes como Ramsés do Egito, Gengis Kan da Mongólia, Nabucodonosor de Babilônia, Alexandre da Grécia, César de Roma, Hitler da Alemanha, os quais deixaram seus nomes escritos nos livros porque quiseram governar o mundo. No caso específico de Hitler, também existia nele a ideia de um governo mundial e milenar.
- Na revelação feita ao apóstolo João na ilha de Patmos sobre o que irá acontecer no mundo, também existe o ensino de um governo mundial e milenar de Jesus Cristo. A revelação diz que depois do aprisionamento de Satanás por mil anos, durante esse período Jesus Cristo vai reinar e seu governo será exercido sobre todas as nações. É conhecido como o Governo Mundial e Milenar de Jesus Cristo.
Desenvolvimento
- Embora vários teólogos evangélicos tenham escritos livros sobre esse assunto, sua abordagem é raríssima nos livros de teologia batista. Algumas razões tem sido apresentadas para justificar esse silêncio teológico.
1.1. O texto apocalíptico é mais uma vez um texto figurado, razão porque deve ser entendido como espiritual e já estaria se cumprindo na medida em que pessoas estão se tornando crentes em Jesus.
1.2. O significado de milênio está associado à eternidade e será vivido quando surgirem “novos céus e uma nova terra”. Mil anos seria uma expressão que significaria eternidade.
- Independentemente das interpretações que já foram apresentadas, o fato é que mesmo aparecendo apenas no Apocalipse uma vez, muitos dizem que seu entendimento deve ser literal à luz da existência de vários outros textos bíblicos em que determinadas profecias precisam ainda ser cumpridas.
2.1. Em Isaías 11.1-9 há promessas de um governo mundial de paz e justiça, com o pleno conhecimento da vontade de Deus pelas pessoas (Habacuque 2.14).
2.2. Em Ezequiel 36.22-28 está prometido que Israel como nação será uma referência mundial como governo prospero sob a direção de Deus.
2.3. Em Sofonias 3.14-17 é dito que Israel será restaurado e exercerá uma liderança mundial com a presença do Messias em seu meio.
2.4. Em Zacarias 8.20-23 as pessoas de todos os povos irão a Israel para viver uma experiência espiritual para experimentar as bênçãos do Senhor.
2.5. Os textos descrevem um estado de plena harmonia entre as pessoas, entre os animais, no meio ambiente, entre os povos e nações, com a liderança de Israel. Apenas a bondade, o amor, a alegria, a felicidade serão vivenciadas no mundo. Nesse período o mundo poderá experimentar os benefícios do governo de Jesus Cristo.
- Após esse período de paz, amor e justiça o Diabo voltará a exercer influência sobre as pessoas, tornando a enganar, seduzir, corromper e levando-as à guerra do Armagedom, provocando o fim da atual ordem social, do meio ambiente, do sistema solar. Na sequência virão novos céus, uma nova terra e a vida eterna.
Conclusão
Quer você creia no milênio em seu sentido figurado, significando que Jesus já está governando no coração de pessoas de todo o mundo, quer você creia no milênio em seu sentido literal, quando Jesus voltará a este mundo para exercer seu governo mundial sobre as nações, o importante é que você esteja atento às ideias que periodicamente surgem a respeito de um governo mundial. A História já mostrou que nenhum líder conseguiu tal feito e que ninguém irá conseguir no presente ou no futuro, nem a atual proposta de uma “Nova Ordem Mundial”. Seja no sentido literal ou figurado somente Jesus Cristo irá governar as nações, seja por mil anos ou seja pela eternidade.