Joel 2.1-11
A VINDA DO DIA FINAL
Introdução
Por mais que os povos celebrem todos os anos a continuidade da história humana sobre a face da terra, parecendo que essa história nunca terá fim, a Bíblia sempre diz que haverá um dia final, quando tudo vai terminar.
Desenvolvimento
- Nos lábios do profeta Joel, que viveu mais ou menos no período de 400AC, o fim estava próximo. Ao descrever sua chegada, menciona vários eventos: trevas e escuridão inigualáveis, explosões que a tudo queimarão, terremotos, vulcões e maremotos, abalos nos céus, afetando o sol, a lua e as estrelas, angústia, desespero, corre-corre, pisoteamento, morte.
- Desse fim do mundo também falaram outros profetas do Velho Testamento: Isaías 13.9; Sofonias 1.14-18.
- Mesmo que alguns intérpretes digam que ele estava profetizando o fim da nação de Israel, como aliás ocorreu algumas vezes, sua mensagem é escatológica. Ele estava, portanto, se referindo ao fim do mundo que até hoje ainda não aconteceu.
3.1. Esse dia final que ainda não aconteceu também foi mencionado por Jesus Cristo em seu sermão escatológico com a mesma linguagem de eventos catastróficos no céu e na terra: Lucas 21.21-36.
3.2. Pintando com as mesmas cores, o apóstolo Pedro o descreve até mesmo usando uma linguagem própria das destruições pela energia nuclear: II Pedro 10.10-13.
3.3. Narrando os eventos desse dia final, conforme a visão que lhe foi concedida, o apóstolo João apresenta uma sequência detalhada: Apocalipse 6
- Hoje em dia, até mesmo a ciência tem mencionado o fim de nosso planeta, considerando tudo o que tem acontecido na face da terra como mudanças climáticas, pandemias, destruição da camada de ozônio, armamento nuclear. Um grupo de cientistas nos Estados Unidos chegou a criar em 1947 o "Relógio do Fim do Mundo", onde os ponteiros ao marcar meia noite anunciam esse fim, do qual estamos há 100 segundos.
Conclusão
É verdade que os anos, séculos e milênios já passaram e até hoje o fim ainda não aconteceu. A Bíblia apresenta simultaneamente com essa mensagem do fim outras duas mensagens para explicar a razão. Tanto no livros dos profetas quanto nos ensinos dos apóstolos, uma das explicações é a oportunidade para as pessoas se arrependerem dos seus pecados, em cada geração, para que não apresentem a desculpa de que não sabiam, razão pela qual Jesus mandou que o evangelho fosse pregados a todos os povos e nações até que esse dia chegue: Atos 17.30 A outra explicação foi dada a João na ilha de Patmos, quando descreveu com detalhes a situação dos que já foram salvos: é necessário que se complete o número de todos os que serão salvos até aquele dia: Apocalipse 6.11