Romanos 8.14
GUIADOS PELO ESPÍRITO
Introdução
- Em várias ocasiões diferentes, tenho lido nos para-choques dos caminhões, no vidro traseiro de carros e atrás da cadeira dos motoristas de ônibus uma frase que diz: “Dirigido por mim e guiado por Deus”.
- Gosto muito de ver essa frase nesses lugares, pois me mostra que os motoristas desses veículos reconhecem suas limitações diante do inesperado no trânsito e porque declaram depender de Deus para terem proteção na viagem.
- Ocorre, todavia, que Deus não está interessado em guiar caminhões, carros e ônibus, razão por que cada veículo deve ter motoristas capacitados, cuidadosos e prudentes, como recomenda a legislação do trânsito. O interesse de Deus é guiar pessoas, através do Espírito Santo, principalmente guiar os crentes, conforme ensinou o apóstolo Paulo aos Romanos. Também ensinou o mesmo aos gálatas: “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei” (Gálatas 5.18). A palavra original “ágō” significa conduzir segurando com as mãos, seguir acompanhando até um lugar, conduzir para algo.
Desenvolvimento
- Ao querer nos conduzir através do Espírito Santo, Deus quer nos guiar na direção oposta ao pecado, pois caminhar nessa direção seria uma tendência espontânea de nossa natureza humana. Se nascemos em pecado e o pecado faz parte de nossa constituição, conforme confessou o salmista e ensinou o apóstolo Paulo, caminhar na direção da santificação só acontece por influência do Espírito de Deus. Na verdade, somente com a ajuda der Deus podemos ir na direção certa em todos os caminhos errados onde estivermos. Isto me faz lembrar a história do motorista que chegou numa cidade nova e quando percebeu, já estava na contramão de uma rua. Pessoas na calçada gritavam que ele estava errado, dirigindo na contramão. Ele desesperado respondia que já sabia disso e o que precisava era que alguém o ajudasse a sair da rua errada e ir para rua certa. Isto é o que o Espírito Santo faz nos afastando do pecado e nos conduzindo na direção da santificação na vida diária.
- Outra direção para a qual o Espírito de Deus quer nos conduzir é a do encontro com Jesus Cristo, tanto para experiência da conversão, quanto para experiência de obedecer aos seus ensinos. Jesus mesmo disse que essas são duas atribuições do Espírito: convencer as pessoas a crerem nele e lembrar às pessoas que creem o que ele deixou como ensino. Quando Jesus Cristo disse “sem mim, nada podeis fazer” e o autor da carta aos hebreus nos recomendou “olhar para Jesus”, a conversão a Jesus Cristo só ocorre quando a pessoa se deixa guiar pelo Espírito que fala ao seu coração. A obediência aos ensinos de Jesus Cristo só ocorre quando o crente se deixa conduzir pelo Espírito do Senhor. Um rapaz ganhou um carro num sorteio e logo quis dirigir, sem ter alguém que o ensinasse e sem conhecer as regras do trânsito. A consequência foi uma batida no trânsito, na qual salvou a vida, mas perdeu o carro novo.
- Também Deus quer nos guiar através do Espírito Santo para nos tornar membros da igreja, pedindo o batismo nas águas e passando a ter comunhão com os irmãos. Sei de pessoas que reconhecem seus pecados e que acreditam em Jesus Cristo, mas não permitiram continuar sendo guiados na direção da igreja. Com essa atitude, muitos explicam que não querem assumir compromissos, não querem deixar seus passeios e diversões dominicais, não querem entregar suas contribuições financeiras através dos dízimos e ofertas, não querem comprometer sua identidade social pública. Conheci um motorista crente que trabalhava no transporte de mercadorias para várias cidades do país, mas quando chegava o final de semana ele voltava para sua cidade, pois queria ficar com sua família e ir com ela para a igreja.
Conclusão
Considerando que Deus quer o melhor para você, entrega o volante da sua vida ao Espírito Santo, para que Ele guie você em todas os acontecimentos em que precisa de uma direção certa, garantida, protegida, abençoada. Deixe que o Espírito de Deus o guie através dos Dez Mandamentos, através do Novo Testamento e através de sua voz no seu coração e na sua mente. Torne-se, assim, verdadeiramente uma pessoa espiritual.