MENSAGEM PREGADA NA INAUGURAÇÃO DA LOJA MAÇONICA EM CARATINGA, MG
I Reis 6.1.
MAÇONS LEMBRAM TEMPLO DE SALOMÃO
Introdução
- Estou entendendo que minha presença pastoral nesta solenidade de consagração desta loja maçônica seja um ato simbólico de associar sua arquitetura com a arquitetura do templo de Salomão, conforme descrição bíblica.
- Assim entendendo e, não por ser maçom, o que seria uma honra para mim se tivesse essa identidade, como teólogo estudioso de textos bíblicos, cabe-me a tarefa de lembrar aspectos daquele templo erguido, conforme descrições feitas no Velho Testamento.
- Essa ida aos textos bíblicos, como fonte da vetdade, nclusive foi uma recomendação de um maçom sobre a busca do verdadeiro: “Aos poucos, os mitos sem base forem sendo questionados, resultando daí o aparecimento da escola autêntica de historiadore4s maçônicos, dispostos a aceitar somente o que pudesse ser apoiado em evidência sólida... As novas gerações de maçons brasileiros não podem ser formadas com lendas que já foram enterradas há mais de um século” (Editores da Revista Engenho & Arte, número 3, pag. 7).
Desenvolvimento
- Estando assim comprometido em apresentar as verdades bíblicas sobre o templo construído por Salomão, faço os destaques que se seguem.
1.1. Foi construído pelo tempo de 7 anos através do trabalho de 30.000 israelitas e 150 mil pessoas de outros povos (I Reis 6.1; 5.13-16)
1.2. Entre essa multidão de trabalhadores de outros povos estavam os “maçons”, isto é, pessoas que em seu sentido etimológico e histórico eram “pedreiros organizados” que trabalhavam na construção de templos, edifícios públicos e outras obras, e que ficou representado na pessoa de Hiran-Abi (I Reis 7.13,14). Manoel Avelino de Souza, que foi pastor na Primeira Igreja Batista de Niterói, RJ, em seu Comentário Bíblico diz dele: “Veio a Jerusalém naturalmente trazendo os seus auxiliares e por todo o templo que durou a construção, estiveram a postos na obra. Ao examinarmos as belezas arquitetônicas, a arte decorativa e tudo o mais que constituía a grande obra de Salomão, somos levados mesmo a admirar Hiran-Abi” (Mesquita, pg. 109).
1.3. Existiam, realmente, duas colunas na frente do templo, medindo cada uma delas cerca de quase 10 metros de altura e quase 3 metros de diâmetro, ornamentadas na parte superior com entalhes belíssimos de romãs (I Reis 7.15).
1.4. O templo foi construído com pedras trabalhadas, traves e tábuas de cedro – tudo revestido por outro e prata, além de outros metais e pedras preciosas. Em cálculos atuais, a obra teria custado cerca de 3 bilhões de dólares, refletindo pomba e esplendor inigualáveis (I Reis 6.21,22).
Conclusão
- Inegavelmente os senhores estão de parabéns por esta construção em Caratinga, que procura seguir ao máximo o modelo daquele templo.
- Também estão de parabéns porque, como maçons da atualidade, deixaram o significado original de “pedreiros organizados” e se tornaram “construtores sociais”, cuja tarefa principal tem sido o aperfeiçoamento material, moral, intelectual do ser humano, procurando edificar “templos humanos” (Castellani, pg. 103).
- Todavia, ao encerrar minha preleção, também quero acentuar que “templos humanos” erguidos em nossos dias, para as mais nobres funções na sociedade contemporânea, também precisam da presença neles do Espírito de Deus. Salomão construiu um templo que ele chamava de “Casa de Deus”. Os “templos humanos” da atualidade que não forem Casa de Deus correm o risco de ficarem vazios ou de serem ocupados por outros espíritos ou ídolos. Nesse sentido, Jesus Cristo veio ao mundo para trazer ao interior dos “templos humanos”, através da fé nele exercida, a presença do Espírito de Deus. Quem crê em Jesus Cristo passa a ser morada de Deus.