Posse de Pastor -3

SERMÃO DE POSSE DO PR. JORGE GARCIA SILVEIRA EM VILA PONTÕES

Lucas 5.8-10; João 21.17

PESCARIA E PASTOREIO

Introdução

  1. Nesta ocasião de sua posse no ministério desta igreja, quero chamar sua atenção para uma das dificuldades que muitas igrejas e vários pastores tem que é saber exatamente quais são suas principais atividades.

1.1. Vários ministros do evangelho não sabendo o que fazer, acabam se envolvendo carregar tijolos, virar massa de cimento, reparar fios de eletricidade, aparar grama, desentupir esgoto, consertar carro, pintar paredes e assim por diante...

1.2. Muitas igrejas, sendo constituídas de pessoas que exercem outras profissões, não conseguem ver quais são as principais funções de um pastor, chegando até mesmo a dizer que “pastor não trabalha”, pois não o vem fazendo o que eles fazem.

  1. Tenho certeza que Jesus Cristo, que criou a igreja e vocaciona pastores, é quem pode dizer quais as principais atividades de um ministro do evangelho junto à igreja e à sociedade onde vai atuar.

Desenvolvimento

  1. Para saber o que você veio fazer aqui em Vila Pontões, eu acredito que você deve ler várias vezes essas duas palavras de Jesus ao apóstolo Pedro como se fossem ditas a você. Jesus diz que uma de suas tarefas é ser “pescador de homens”, isto é, evangelista e a outra é “apascentar suas olhas”, isto é, cuidar das pessoas que nele passam a crer.
  2. A pescaria de pessoas consiste, como definição do que seja evangelizar, trazer homens e mulheres, jovens, adolescentes e crianças aos pés de Jesus através do seu testemunho pessoal, de sua pregação e da oração. Você irá ao encontro das pessoas nas ruas, casas, praças, colégios, comércio, escritórios compartilhando o amor de Deus a homens pecadores para que se arrependam e creiam. A pescaria poderá ser com redes, trazendo muitos de uma vez, mas também poderá ser com anzol, trazendo um a um e batizando nas águas.
  3. O cuidado das pessoas consiste, como definição do seja pastoreio, em ensiná-las a guardar todos os ensinos de Jesus Cristo, constantes do Novo Testamento. Ainda que ensine todas coisas que estão na Bíblia, inclusive no Velho Testamento, seu compromisso é tornar as pessoas discípulas de Jesus Cristo. Esse pastoreio poderá ser feito através da pregação, do ensino, da visitação, do aconselhamento e da oração intercessora, a partir das necessidades dessas pessoas e da vontade de Deus para a vida delas.

Conclusão

Juntando essas duas ideias, você tem uma lista de atividades que serão as mais relevantes do seu ministério pastoral aqui nesta igreja. A você cabe pregar, ensinar, aconselhar, visitar, interceder, além de administrar a Casa de Deus.

É através da pescaria e do pastoreio que os ministros e as igrejas serão cada vez mais abençoados por Deus.