180. O Reino Milenar

Apocalipse 20.1-10

O REINO MILENAR

Introdução

  1. Com base em vários textos bíblicos, facilmente se aprende que ao voltar a este mundo, Jesus Cristo irá derrotar todos os seus inimigos, estabelecerá definitivamente o Reino de Deus em novos céus e numa nova terra.
  2. O detalhe na descrição feita por João apóstolo neste capítulo é revelar que entre a volta de Jesus e o estabelecimento definitivo do Reino de Deus, irá ocorrer o que ele chama de reinado de mil anos ou reino milenar de Jesus Cristo. É como se João apóstolo quisesse explicar como irá acontecer o confronto final entre Jesus Cristo e o Falso Profeta, a Besta e Satanás, assim como o Armagedom ou a Última Guerra Mundial, a Ressurreição dos Mortos e o Juízo Final.

Desenvolvimento

  1. Por mais que alguém queira interpretar que a expressão “mil anos” seja uma figura de linguagem, o fato é que seu objetivo é significar um longo período. Seja no sentido literal, seja no sentido figurado, a ideia é que durante esse longo período vão acontecer alguns fatos que precisam ser conhecidos pelos crentes.

1.1. O Diabo que hoje está atuando na face da terra será preso, perdendo sua influência sobre as pessoas e as nações.

1.2. Haverá uma ressurreição parcial de servos de Deus que se assentarão em tronos e participarão como líderes nesse reinado milenar de Jesus.

1.3. Nesse período é que várias profecias poderão ser cumpridas, principalmente Isaías 11.1-16.

  1. Após esse longo período terreno de manifestação do total controle de Jesus Cristo, o Diabo será solto e voltará a influenciar as pessoas e as nações, liderando-as no Armagedom ou Última Guerra Mundial contra Jesus Cristo. Nesse confronto, Satanás será definitivamente derrotado, assim como seus seguidores, os quais serão lançados no Lago de Fogo e Enxofre. Haverá a Ressurreição Final e o Julgamento Final, quando todos os que não foram achados escritos no Livro da Vida serão também lançados nesse lago. Na sequência virão novos céus, uma nova terra e a nova Jerusalém

Conclusão

Diferentemente de Gengis Kan, Nabucodonosor, Ciro, Alexandre, Carlos Magno, César, Napoleão, Hitler que desejaram estabelecer reinados mundiais que se caracterizaram por guerras, mortes, destruição, Jesus Cristo estabelecerá um reinado milenar tendo como base a justiça, a paz e a perfeição.