172. As 5 Pedras da Vitória

I Samuel 17.40,49

AS CINCO PEDRAS DA VITÓRIA

Introdução

  1. Vencer, vencer, vencer, vencer, vencer, vencer e vencer foi expressão dirigida por Jesus aos membros das 7 igrejas da Ásia e por extensão a todas os outros crentes da atualidade, inclusive a nós dirigida especificamente sobre a necessidade de termos vitória nas lutas da vida.  Jesus quer nós sejamos vencedores e não fracassados, derrotados, frustrados.
  2. Como Davi venceu o gigante Golias, nós também podemos ser vencedores. Davi usou 1 das 5 pedras que pegou no riacho, mas na verdade, sua vitória estava associada a 5 atitudes que teve diante do Golias. Essas atitudes, por analogia, podemos chamar hoje de as 5 pedras da vitória. Não são tiradas de um rio, mas tiradas de dentro de nosso coração e da nossa mente. Davi. venceu o gigante com as 5 pedras ou atitudes que que faziam parte da sua personalidade. Vou mostrá-las a vocês.

Desenvolvimento.

  1. Ele saiu vitorioso porque usou a pedra da coragem. Todos nós estamos sujeitos a ter medo. Aliás, o medo faz parte da natureza humana. Se não tivéssemos medo de altura nós nos jogaríamos de um prédio e morreríamos. Se não tivéssemos medo de acidente viajaríamos a 200 km por hora e certamente sofríamos acidentes. Se não tivéssemos medo faríamos muitas outras coisas que iriam nos prejudicar. Acontece, todavia, que há certas situações na vida, diante das quais precisamos ter coragem, para alcançarmos vitória. Quando o gigante estava assustando todo o mundo, Davi disse: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele” (32) Diante de certos desafios na vida, a Bíblia é clara em afirmar que Deus não nos deu espírito de covardia, mas de coragem ( II Tim 1.7)
  2. Ele saiu vitorioso porque usou a pedra da confiança. Se naturalmente temos medo, de onde virá a coragem para enfrentarmos os gigantes da vida. Davi pode nos ajudar nesse reposta com suas palavras: “O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu” (37). Quando os apóstolos ficaram com medo das autoridades romanas que os perseguiam, eles se colocaram diante de Deus em oração e claramente pediram coragem (Atos 4.29). Davi não se apresentou como valentão ou como o tal ou como o maioral. Ele declarou sua confiança em Deus.
  3. Ele saiu vitorioso porque usou a pedra da desenvoltura. Vendo que estava mesmo disposto a enfrentar Golias, os soldados colocaram nele uma armadura. Todavia, logo ele percebeu que armadura o atrapalhava: “Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado” (39). Desenvoltura no dicionário significa desembaraço. Tudo que estiver atrapalhando, amarrando, embaraçando sua vida vai atrapalhar, principalmente os pecados que nos constrangem. Por isso, a Bíblia diz para deixarmos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia (Hebreus 12.1).
  4. Ele saiu vitorioso porque usou a pedra “em nome do Senhor”. Já havia dito que Deus daria a vitória. Já havia deixado a armadura. Então, era preciso dizer em alto e bom som que a vitória seria dada em nome do Senhor: “Você vem contra mim com espada, com lança e dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a quem você desafiou”. Em nome de Jesus era a expressão usada pelos apóstolos. Mesmo que fossem crentes, mesmo que tivessem recebido poder e autoridade, eles agiam em nome de Jesus. Quando eles voltaram de uma atividade missionária, eles comentaram com Jesus: “Pelo teu nome até os demônios se nos sujeitam” (Lucas 10.17). Jesus mesmo determinou que nós usássemos o seu nome!
  5. Ele saiu vitorioso porque usou a pedra da ação. Uma das atitudes gigante era ficar falando, falando, falando. Aliás, muita gente usa essa estratégia para ver se consegue alguma coisa na vida: falar, falar, falar, falar. Davi, diferentemente, partiu para a ação. Foi ao rio, pegou 5 pedras, Colocou uma delas na atiradeira. Girou a pedra na atiradeira e acertou a testa do gigante, que caiu derrotado. Fazer planos e fazer orações são importantes.. Todavia, chega uma hora que a única coisa que devemos fazer é agir: “Somos feitura sua para as boas obras” (Efésios 2.10). Moisés buscou a Deus em oração para vencer sua adversidade até que Deus mesmo o orientou: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem” (Êxodo 14.15).

Conclusão

      Não foi aquela única pedra tirada do rio que deu vitória a Davi. Ele poderia até ter pegado um pedregulho ou uma rocha, mas teria conseguido a vitória, se não tivesse essas atitudes em seu coração e em sua m ente, como parte de sua personalidade.  A vitória que Jesus quer nos dar no tempo de hoje, diante dos gigantes da vida, é conseguida através da coragem, da confiança, da desenvoltura, do invocação do nome de Jesus e da ação.