Posse de Pastor - 4

SERMÃO PREGADO EM POSSE DE PASTORES

Hebreus 6.7-9

EXPECTATIVAS PASTORAIS

Introdução

  1. Quando eu tomei posse no ministério pastoral de uma igreja, o vice-presidente me entregou por escrito o que aquela igreja esperava de mim.
  2. Nas outras igrejas, embora não tenha recebido por escrito, percebi nos olhos, gestos e palavras o que essas igrejas desejavam. A maioria das igrejas espera dos pastores que sejam líderes, preguem a tempo e fora de tempo, ensinem, visitem, aconselhem, administrem, intercedam, sejam exemplo.
  3. Como consequência, periodicamente publiquei nos boletins das igrejas o que tenho feito como pastor nas várias área de minha atuação. O objetivo não é exibir minhas realizações, mas dar uma satisfação do meu ministério.
  4. Hoje, no dia de sua posse no pastorado desta igreja, além de saber que a igreja tem expectativas a respeito do quais serão suas atividades, fico perguntando se os irmãos sabem o que você espera deles como igreja? Se eles sabem quais seriam suas expectativas?

Desenvolvimento

  1. O líder espiritual que escreveu sua carta aos hebreus disse claramente que esperava deles atitudes que chamou de “coisas melhores” que estariam acompanhando a salvação e que seriam flores no lugar de espinhos como reação de uma terra cultivada, na metáfora que usou.
  2. Tenho absoluta certeza que se vocês não perguntarem periodicamente ao pastor vocês não saberão se estão atendendo às expectativas. Também, se o pastor não compartilhar, vocês não terão conhecimento. Então para que a igreja possa fazer o que o pastor espera, vou citar dentro da Bíblia o que os pastores esperam das igrejas.

2.1. Hebreus 10.25. O pastor certamente sempre terá a expectativa de ver todos presentes no templo e nas casas nos dias de cultos, nas semanas de oração, nos eventos ocasionais. O coração do pastor fica alegre quando vê dezenas de rostos olhando para Jesus, centenas de joelhos dobrados diante de Jesus e milhares de lábios exaltando a Jesus.

2.2. Colossenses 4.23. O pastor espera que vocês sempre estejam em orações, súplicas e intercessões em seu favor e de sua família. São imprescindíveis e preciosas as orações que o pastor faz por vocês, mas são as orações da igreja em favor do pastor que dá ao ministério o êxito que se faz necessário em suas várias atividades.

2.3. Filipenses 1.3-5. O pastor espera que todos os membros da igreja sempre estejam servindo a Deus, sem medir esforços, sem esperar eleições para cargos e sem depender de convites. O pastor espera que cada vez mais existe serviço voluntário por parte dos crentes com base nos dons espirituais e nas competências de cada um. Tomar a iniciativa de servir é a mais evidente prova do desejo de servir na obra de Deus.

Conclusão

Há ainda outras atitudes melhores que cada um poderá fazer para atender as expectativas do pastor. Em conversas pessoais vocês poderão indagar ao pastor e ele lhes responderá. Todavia, nunca se esqueçam da recomendação de Paulo apóstolo que escreveu: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Colossenses 3.23).