228. Uma Vida Com Resultados

Lucas 13.6-9

UMA VIDA COM RESULTADOS

Introdução

  1. Numa interpretação literal do texto, esta mensagem poderia ter como título “Uma Vida Frutífera”. Afinal, o texto menciona uma árvore que deveria dar frutos. Considerando a revolução industrial iniciada no século passado, por analogia a mensagem poderia também ter como título “Uma Vida Produtiva”, considerando que as indústrias teriam o objetivo de gerar produtos. Todavia, considerando a atualidade, o título “Uma Vida com Resultados” é mais bem compreendida. Neste tempo presente, as pessoas normalmente associam resultados na vida com alcançar êxito, sucesso, realização pessoal. Uma vida com resultados é uma vida vitoriosa em vez de uma vida fracassada.

Desenvolvimento

  1. Olhando literalmente a parábola contada por Jesus Cristo, a figueira não estava produzindo frutos como seria natural acontecer, razão pela qual o agricultor determinou que ela fosse cortada. Num outro momento, ainda pensando em termos agrícolas, Jesus viveu a experiência de buscar frutos numa figueira cheia de folhas e nada encontrou. Como reação, disse uma sentença mortal: “Nunca mais dê fruto”. Como consequência, a figueira secou. (Mateus 28.18-21).

1.1. Em outras palavras, em ambas as situações, Jesus Cristo quis nos ensinar que Deus espera que a nossa vida seja frutífera ou produtiva ou que gere resultados.

1.2. Além de ter resultados na vida financeira, profissional, estudantil, familiar e desportiva, as pessoas precisam considerar a necessidade de terem resultados espirituais.

1.3. Neste caso, resultados espirituais seriam ter uma inegável vida de oração, uma vida diária de leitura da Bíblia, uma frequente participação na igreja local, uma fiel entrega de dízimos e ofertas, uma genuína vida de fé diante dos desafios e demandas, um influente testemunho cristão na sociedade, uma visível atitude de obediência a Deus, uma perseverante experiência de identidade cristã.  

  1. Se na experiência da figueira sem frutos a sentença foi mortal, nesta parábola Jesus Cristo também quis ensinar que se nossa vida não frutificar, nem for produtiva e nem gerar resultados, ainda existe a possibilidade de mudar essa realidade. Afinal, o ser humano não é uma simples árvore. Por isso, o vinhateiro pediu um prazo e se propôs a tratar da figueira.

2.1. O prazo que nós temos é o tempo de nossa existência neste mundo. Enquanto estivermos vivos existe a oportunidade de ver a sentença de morte alterada. Por isso, o apóstolo Paulo recomendava aos primeiros cristãos que “remisse o tempo”. A palavra original “ξαγοράζω” (exagorázō) significava também usar o tempo de modo sábio e sagrado em cada oportunidade positiva que surja. A Bíblia diz: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações” (Hebreus 3.15) e “Eis aqui agora o tempo aceitável; eis aqui agora o dia da salvação” (II Coríntios 6.2). Enquanto estamos tempo é possível começar a ter resultados na vida em geral e na vida espiritual.

2.2. O tratamento proposto pelo vinhateiro aplicável aos seres humanos é a prática arrependimento e o exercício da fé. Arrependimento bíblico é a atitude de mudar a maneira de pensar, de sentir, de se comportar. É uma mudança no estilo de vida. Ter fé significa em palavra mais simples acreditar. Neste caso, acreditar em Deus e acreditar em Jesus Cristo. Acreditar que para “Deus nada é impossível”. Acreditar em Jesus Cristo quando disse: “Sem mim, nada podeis fazer”.

  1. É necessário, porém, ponderar também sobre a palavra final do vinhateiro. Se o prazo dado e o tratamento não dessem certo, a figueira seria definitivamente cortada. Em outras palavras, sua obstinação em não se importar com resultados na vida em geral e na vida espiritual trará sobre si a condenação que já está prevista na Bíblia: “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo em seguida o juízo” (Hebreus 9.27). No Juízo após a morte individual ou no Juízo Final para toda a humanidade haverá o inferno ou o fogo eterno. No sermão da montanha, Jesus Cristo disse: “Toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo” (Mateus 7.17-19).

Conclusão

Tenha absoluta certeza: sua nova vida com Deus e com Jesus Cristo é que vai determinar uma vida com resultados, principalmente resultados espirituais e eternos. Não basta apenas seguir as recomendações dos especialistas para ter resultados na vida, tais como: determinar objetivos claros, assumir compromissos, utilizar seu potencial, manter o equilíbrio emocional e mental, agir com precisão e desenvolver resiliência para prosseguir. Torne-se um verdadeiro crente em Jesus Cristo e você verá resultados em sua vida atual e eterna.