Salmo 71.17,18
IDOSOS COM PROPÓSITOS
Introdução
- Este salmo foi escrito por Davi quando estava idoso, vivendo o período que hoje nós chamamos de “terceira idade”. Além de fornecer essa informação neste texto que acabou de ser lido, a mesma informação havia sido dada no versículo 9: “Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força”.
- Por mais que reconhecesse as limitações e fragilidades da idade, razão pela qual pedia a Deus que continuasse a sustentá-lo, ele entendia que o mais importante propósito de sua vida deveria continuar sendo por ele praticado, como tinha acontecido desde a juventude. Estava se referindo ao propósito de testificar de Deus e, agora, o desafio era testemunhar à nova geração que surgia.
Desenvolvimento
- Sobre a relevância de ter propósitos na vida, penso que o melhor livro sobre esse tema foi escrito por Rick Warren, pastor da maior igreja evangélica dos Estados Unidos. O título do livro fala por si mesmo: “Uma Vida com Propósito”.
1.1. Em outras palavras, não viver por viver, cantando aquela música “Deixa a vida te levar”. Em duas outras expressões antigas, não viver ao “sabor dos ventos” e nem “dançar conforme a música”.
1.2. Significa, para quem ainda não percebeu, que devemos viver tendo metas, alvos, objetivos, esperando resultados. O valor de ter propósitos pode ser aferido nas seguintes afirmações populares:
“Viver com propósitos é a única maneira de viver de verdade. Todo o resto é apenas existir”
“Uma vida sem propósitos é uma sem rumo” “Uma vida sem propósitos, é uma vida morta”
“Em uma vida com propósitos ser feliz é um mero detalhe”
“Um objetivo na vida é a única fortuna valiosa que se encontra”
“Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros”.
- No caso de Davi, por mais que tivesse pensado em ter como meta ser pecuarista cuidando do gado ovino de seu pai, por mais que pensasse em ter como objetivo ser um militar servindo no exército que combatia os inimigos e por mais que tivesse como alvo ser o melhor político do seu tempo como Rei de Israel, o mais importante propósito de sua existência era testificar o poder de Deus.
- Ele diz que fez isto ao longo de sua vida, o que podemos perceber em algumas de suas afirmações para pessoas que ouviam e liam seus escritos:
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” Salmos 46:1
“Grande é o SENHOR e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo” Salmos 48:1
“Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação” Salmos 68:19
“Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus” Salmos 86:10
“SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração” Salmos 90.1
“Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica” Salmos 116.1
“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” Salmos 125:1
“Deus é meu ajudador” Salmos 54.4.
“Eu sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim” Salmos 40.17
- Por isso, mesmo estando em sua velhice, ele queria continua dando esse testemunho a respeito de Deus, conforme declara no verso 18, pensando principalmente na nova geração. Por mais que os jovens e adolescentes crentes possam ser despertados para a evangelização e obter resultados impressionantes junto a jovens e adolescentes não crentes, os idosos tem uma história de vida com Deus que fala mais alto e mais profundo do que qualquer testemunho da mesma faixa etária.
- Viver com o propósito de testificar do poder de Jesus Cristo em sua vida também foi a atitude Paulo apóstolo. Aos anciãos da igreja de Éfeso declarou: “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (Atos 20.24).
Conclusão
- O fato de estar na terceira idade e até aposentado de alguma atividade profissional não significa que o propósito de testificar do poder de Deus se encerrou. Pelo contrário: exatamente para dar sentido à vida a esta altura da existência é preciso continuar tendo propósitos, principalmente o propósito de testificar o poder de Deus e o amor de Jesus Cristo.
- Deus disse no Velho Testamento: “Vocês são minhas testemunhas”. Jesus disse no Novo Testamento: “Vocês são minhas testemunhas”.
1.1. Principalmente diante da nova geração que surge no mundo sem valores e referências espirituais ou que vive influenciada pela inversão dos valores morais e éticos, uma geração cada vez mais exposta às drogas, à permissividade, à criminalidade, ao materialismo, às ideologias, à modernidade líquida e descartável, os idosos que tem uma longa e profunda experiência com Deus podem e devem testificar a existência, o agir, o poder, o amor e a graça de Deus em Cristo Jesus. 2.2. Testificar o amor, o perdão, o alivio, a paz, a graça de Deus para uma geração que, mesmo imersa nos avanços científicos e tecnológicos, continuará sentindo culpa, solidão, vazio interior, sofrimentos psicológicos, finitude existência sem vida eterna que só Jesus Cristo pode conceder.