João 15.13
Introdução
- Se eu perguntasse a vocês qual seria o maior amor da História, certamente receberia diferentes respostas.
1.1. Para uns seria o amor de Cleópatra por Marco Antônio, imperador romano.
1.2. Para outros seria o amor de Romeu e Julieta, da obra de Shakespeare.
- Quanto abro o Novo Testamento, encontro a afirmativa de que o maior amor da História foi o amor de Jesus Cristo por nós.
2.1. Sem esse amor de Jesus, as pessoas correm o risco de se tornarem carentes ou narcisistas ou insensíveis.
2.2. Experimentando o amor de Jesus Cristo vocês poderão amar aos outros, além de amarem a si mesmos, além de resolver o problema de amar e ser amado.
Desenvolvimento
- O amor de Jesus é o reflexo do amor de Deus. Tudo quanto Deus fez no universo foi por amor, visível em toda a criação.
- Os profetas através de suas pregações mostravam o amor de Deus. Ezequiel fala do amor de Deus comparando-o ao amor de um homem por uma mulher abandonada (Ezequiel 16.1). Oseias falou do amor de Deus comparando-o ao amor de um jovem por uma moça indigna (Oséias 3.1.; 11.3,9). Isaías falou do amor de Deus comparando-o amor de uma mãe por seus filhos (Isaías 49.15).
- O Novo Testamento fala da vinda de Jesus Cristo a este mundo como revelação do grande e imensurável amor de Deus por nós.
3.1. Esse maior amor da história é um amor que foi provado. Ilustração: um menino que desejava saber o tamanho do amor de Deus e o pai o levou ao alto da montanha, mandando que encontrasse o ponto mais distante e dizendo que o amor de Deus ainda seria maior do que essa distância. A Bíblia diz que “Deus prova seu amor por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8) através de sua morte no Calvário.
3.2. Cinco vezes o Novo testamento ensina que Jesus Cristo morreu por nós, revelando que esse foi o objetivo de seu sacrifício na cruz e não o resultado de uma condenação dos judeus e dos romanos (Romanos 5.8-11).
3.3. Ilustração: um pregador queria achar no livro uma ilustração para seu sermão sobre o amor de Deus. Seu filho apareceu e queria falar com ele insistentemente. O pai respondia que não podia, pois precisava achar uma ilustração para seu sermão. De repente, percebeu o que estava acontecendo e parando sua pesquisa, colocou o filho em seus braços. Entendeu que o que fazia agora era a melhor ilustração do amor de Deus.
- O Novo Testamento revela que o amor de Deus por anos através de Jesus Cristo é sem merecimento de nossa parte.
4.1. A verdade mais dura e cruel é que sendo nós imperfeitos, falhos e pecadores, seja por pensamentos, sentimentos, ações e omissões, por melhor que pensemos que somos – a verdade é que nós não merecemos esse amor. Seja pelo que fizemos no Jardim do ´Éden, seja pelo que fazemos ao adotarmos ídolos de pedra, barro, madeira, etc. Seja pelos vícios e mazelas que caracterizam nosso estilo de vida mundano.
4.2. Outra verdade é que todos são pecadores. Não existem algumas pessoas perfeitas e outras imperfeitas. Não existem uns com pecadores maiores do que outros. A Bíblia revela que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23).
4.3. Ilustração: um pai mandava a família pra igreja e ele ficava em casa por se sentir indigno. Pensava que Deus jamais perdoaria seus pecados. Um dia ele entrou na igreja por insistência da família e ouviu falar sobre o amor de Deus por ele, mesmo sem merecer. Ouviu o pregador: “O Filho do homem veio buscar e salvar o que havia perdido” e “Eu não vim chamar justos, mas pecadores”.
Conclusão
O amor de Deus por você é maior do que tudo o que existe. Esse amor foi expresso através de Jesus Cristo. Não duvide e nem despreze esse amor. Aceite Jesus Cristo em seu coração agora e você experimentará o amor amor da história.