51. Crente Não Fica Devendo

Romanos 13.8

Introdução

  1. No primeiro semestre a inadimplência de pessoa física apontou nova alta. Segundo indicador da Serasa divulgada nesta quinta-feira, de janeiro a junho deste ano o crescimento da inadimplência foi de 6,1% na comparação com os seis primeiros meses de 2007” (Portal Terra. Economia, 23.07.08). Inadimplência é um termo técnico que se refere às dividas, isto é, compromissos não pagos.
  2. Orientando os crentes sobre este assunto, Paulo apóstolo ensina que devemos ter como norma não dever nada a ninguém. Em outras palavras: crente que é crente não fica devendo.

Desenvolvimento

  1. Às vezes as pessoas ficam devendo porque perderam o emprego e não tem mais como pagar seus compromissos financeiros que se tornam dívidas. Outras vezes as pessoas ficam doentes e são obrigadas a fazer despesas muito além de suas possibilidades, tornando-se então devedoras. Há também ocasiões quando pessoas fazem investimentos em seus negócios e quando estes não dão certo, por razões diversas, inclusive agricultores, essas pessoas se tornam devedoras. Ainda existem aquelas pessoas que por motivo de doença psiquiátrica são consumidores compulsivos e comprando sem parar acumulam dívidas inacreditáveis. Finalmente existem pessoas que atrasam um pagamento por 1 ou 2 meses, mas logo pagam porque são zelosos em seus deveres.

1.1. Estas são situações que requerem de nossa parte cuidado, muito cuidado, para não sairmos por aí dizendo que essas pessoas são mau caráter, levianas, irresponsáveis, principalmente se são crentes.

1.2. Há cerca de 2 anos um irmão esteve comigo, compartilhando o fracasso de seu investimento financeiro e sua situação de dívidas, inclusive com o nome do SPC. Nós oramos juntos e eu pedi a Deus que o ajudasse a pagar todos os seus compromissos e dívidas, dando-lhe inclusive sabedoria para administrar a situação. Hoje esse irmão está bem em sua vida financeira e experimenta dias de prosperidade.

  1. O que nossa ética cristã determina é que tenhamos como norma de conduta e linha de ação não devermos nada a ninguém. Uma vez nos tornando crente, somos orientados a agirmos diferentemente de pessoas que intencionalmente tem como norma e conduta não pagar. Têm prazer em não quitar seus compromissos. Somos orientados a não comprarmos além do nosso orçamento. Somos ensinados a negociar dívidas que venham a existir, pagando parcelas de acordo com nossas possibilidades. Somos aconselhados a vivermos os dias da pobreza, limitando-nos ao pão de cada dia se o período é de desemprego.

2.1. Muitos de vocês sabem a história das vasilhas de azeite que Deus multiplicou através do profeta Elizeu, em favor da viúva desamparada. O que muitos esquecemos é de perguntar o motivo daquela situação. Foi consequência das atitudes de um marido que fez dívidas além e sua capacidade, mesmo sendo crente e profeta?  A situação foi por causa da morte do marido, repentinamente?  (II Reis 4.1-7). Por um motivo ou por outro o fato é que a vida da família ficou complicada.

2.2. Ouvi que um determinado líder religioso dizia aos membros de sua igreja: “Não paguem a conta de luz, nem de água, nem impostos, nem seus carnês. Tragam o dinheiro para a igreja!” Era um líder religioso, mas não é isso que Jesus Cristo quer de nós

2.2. Irmãos amados, considerando a larga escala de produção de bens e serviços, as indústrias, as empresas, o comércio, as instituições querem vender, vender, vender, vender, vender... O negócio deles é vender. Poucos estão realmente interessados em saber se você pode ou não pode pagar. Esta realidade faz com que você é quem tenha de dizer não, não, não, não, não...

Conclusão

         Você esqueceu de pagar algum compromisso? Procure pagar o mais rápido possível. Pague ainda hoje! Aconteceu alguma tragédia em sua vida fazendo com que você esteja endividado? Coloque-se continuamente em oração pedindo um milagre de Deus e peça sabedoria para encontrar soluções.  O motivo é compulsão consumista? Procure um psiquiatra e faça um tratamento. Você é pobre? Viva como pobre até que Deus lhe dê prosperidade.