70. A Paz em Dias Difíceis

Jeremias 29.7

A PAZ EM DIAS DIFÍCEIS

Introdução

  1. A propósito do que tem acontecido em vários países onde os crentes experimentam adversidades e nos preparando para qualquer situação parecida que possa ocorrer em nossa pátria, penso ser oportuno meditar sobre as recomendações do profeta Jeremias para os judeus transportados para a Babilônia, dizendo-lhe que procurassem viver em paz.
  2. Mesmo que existam crentes assumindo posições ideológicas que sejam as responsáveis por perseguições, caos social, perdas e exílio, sem reagir erradamente contra qualquer uma dessas ideologias, precisamos aprender a como ter paz no coração e paz uns com os outros nessas ocasiões.

Desenvolvimento

  1. Começo com a oportuna paráfrase que um crente fez a partir de Habacuque 3.17-19. Ele escreveu:

Ainda que a gasolina não apareça nos postos,

E não haja frutas nas feiras,

E os produtos das prateleiras acabem,

E no campo falte óleo diesel para as máquinas,

E as ovelhas não sejam transportadas para o açougue

E nos currais não haja gado para o abate.

Todavia, eu me alegrarei no SENHOR, e exultarei no Deus da minha salvação!

  1. Prossigo com outro crente, a propósito do tipo de autoridades que exercem o poder político, lembrou com muita propriedade o texto de Provérbios 29.2,4:

Quando são os justos que acedem ao poder, então toda a população se alegra; mas quando é um homem corrupto quem domina o povo, este só pode gemer. É pela execução do direito e da justiça que um governante dá estabilidade à sua nação. Mas aquele que se deixa levar por interesses pessoais, ou pelo simples desejo do poder, leva o povo à ruína.

  1. Menciono um que gravou uma mensagem afirmando que o povo brasileiro está sob o Juízo divino em virtude de não ter aproveitado a oportunidade de se tornar crente em Jesus e ao final conclamou seus ouvintes a fazer o0 que está recomendado em II Crônicas 7.14:

14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

  1. Destaco os que sempre lembram as palavras de Paulo apóstolo de intercessão em favor das autoridades, principalmente quando elas são ruins, conforme I Timóteo 2.1: Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças, em favor de todas as pessoas; 2pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. 3Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso salvador

Conclusão

Depois de saber que vários crentes, continuam defendendo ideologias nefastas de ler e ouvir várias abordagens espirituais sobre dramáticos episódios em outros países, continuo acreditando que a mais adequada atitude para nós aqui no Brasil nestes dias é a de Jeremias 29.7.

      Assim como os judeus de Israel estavam num outro país e precisavam viver em paz numa época difícil, nós, como cidadãos celestiais que estamos numa pátria terrena, seja em meio ao caos, seja em dias favoráveis, sempre precisaremos dessa mesma paz através súplicas, clamores, intercessões e ações de graças.