Lucas 19.10
SALVAR OS PERDIDOS
Introdução
- Uma das ênfases que Lucas deu neste evangelho foi à doutrina da Salvação. De modo singular, ele faz uso com frequências dos termos “salvação”, “salvo” e “Salvador”. Neste sentido, é o melhor evangelho para falar aos perdidos, mostrando que em Jesus Cristo todos os que creem serão salvos. Ainda nesse sentido, podemos afirmar que esta declaração de Jesus Cristo é o centro do seu evangelho: “O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.
- Neste caso, Jesus Cristo veio salvar a humanidade da prática do pecado, dos efeitos do pecado e da condenação do pecado. Se toda a humanidade está perdida em seus pecados, não sabendo o que fazer para ser salva ou buscando meios incapazes de proporcionar salvação, de acordo com o evangelho de Lucas, Jesus veio proporcionar uma verdadeira, eficaz e suficiente salvação.
Desenvolvimento
- Não faltam pessoas dizendo que não adianta mais procurar salvação, porque toda a humanidade está perdida em seus delitos e maldades. Para sustentar essa afirmação, citam as notícias que se multiplicam nos meios de comunicação tradicionais, nas reportagens e pesquisas sobre os acontecimentos, nos conteúdos divulgados nas mídias sociais. Mencionam a inversão dos valores, a corrupção moral em todas as camadas sociais, o suborno em todas as áreas de atividades, os elevados índices de criminalidade, a proliferação das drogas, o aumento da prostituição, o esvaziamento da autoridade familiar, os desvios pedagógicos nas salas de aulas, a multiplicação das guerras urbanas e guerras entre as nações, a iniquidade predominando em todos os ambientes – enfim, a deterioração da raça humana.
- Do ponto de vista da história bíblica, realmente a humanidade sempre esteve nesta situação. Nos dias de Noé, o texto bíblico informa que a maldade do homem havia se multiplicado sobre a face da terra. Na época de Sodoma e Gomorra, a corrupção moral dominou todos os segmentos sociais. Por ocasião do surgimento do Cristianismo o mundo greco-romano era permissivo em suas práticas pecaminosas. Reproduzindo o sentimento de uma época, Rui Barbosa dizia: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
- Se esta é a situação da humanidade em todas as épocas, o evangelista Lucas teve exatamente o objetivo de mostrar que por esse motivo Jesus Cristo veio a este mundo. Para que não houvesse dúvida, Lucas deixou escritas as palavras de Jesus Cristo: “O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.
3.1. Realmente nada mais e ninguém mais pode nos salvar senão Jesus Cristo. Nem os líderes religiosos e políticos. Nem os esforços para melhorar a natureza humana, inclusive através da educação. Nem o estabelecimento de leis mais rígidas com penalidades mais duras. Nem a prática de recitação de palavras sobre a bondade humana.
3.2. Se a humanidade como um todo não pode ser salva, pois existem pessoas que amam a iniquidade e pessoas que não querem ser salvas, Jesus Cristo pode salvar todo aquele que nele crer, mediante o arrependimento dos pecados. Por isso, inclusive, a Bíblia ensina que a salvação é individual e que apenas os que querem serão salvos.
3.3. Repentina ou gradualmente, a salvação será experimentada, num ato ou num processo, permitindo às pessoas verem as transformações ocorrendo em sua vida como consequência de sua fé em Jesus Cristo. Se a situação estiver enraizada na personalidade, o processo é mais demorado, mas a salvação já estará garantida, considerando a graça de Deus e o poder de Jesus Cristo.
Conclusão
Se a humanidade está mergulhada em seus delitos e as pessoas estão perdidas em seus pecados, Jesus Cristo veio para salvar quem se perdeu e quer se achado. Basta você reconhecer o estado em que se encontra, querer que sua vida seja diferente e entregar tudo nas mãos de Jesus Cristo. Hoje mesmo você poderá experimentar essa salvação dada por Jesus Cristo.