41. O Livro de Minha Vida

Marcos 5.39

Introdução

  1. De vez em quando algumas ilustres personalidades são entrevistadas e quando indagadas sobre qual o seu livro preferido, costumam citar diversos autores clássicos ou contemporâneos. Há quem cite Ruy Barbosa, Paulo Coelho, Dostoievsky e Agatha Christie.
  2. Nessa ocasião, quando falava para muitas pessoas Jesus menciona a Bíblia como seu livro preferido – o livro de sua vida.

Desenvolvimento.

  1. Podemos constatar que a Bíblia era o livro da vida de Jesus por várias atitudes dele:

1.1. Jesus reverenciava a Bíblia (Lucas 4.16). Enquanto hoje as pessoas tem desprezo, fazem zombaria e da Bíblia duvidam, Jesus se colocava em pé para fazer sua leitura solene. Acreditem: a atitude que as igrejas tinham de se colocar de pé para a leitura bíblica não era um mero ritual, que hoje só acontece na hora dos cânticos. Nós, os crentes, havíamos aprendido isto com Jesus e não deixávamos que o cansaço, a preguiça ou a indisposição nos impedissem. Era anunciar a leitura da Bíblia e todos ficavam de pé.

1.2. Jesus falava usando palavras bíblicas (Mateus 12.38-42). As palavras de Jesus são repletas de citações dos livros históricos, proféticos e devocionais da Bíblia. Nesta oportunidade, ao abrir seus lábios para falar a um grupo de pessoas, ele fez referência a episódios vividos na vida de Jonas e Salomão. Falou do que estava na Bíblia porque lia a Bíblia. É lendo a Bíblia todos os dias que você também terá um vocabulário bíblico para usar em sua fala diária.

1.3. Jesus usava a Bíblia contra Satanás (Mateus 4.1-11). Assediado pelo Diabo em várias ocasiões de sua vida, sendo tentado ou provado, ele saiu vitorioso ao recitar versículos bíblicos. Neste episódio, Ele recorreu ao livro de Deuteronômio. Citou Deuteronômio 8.3; 6.16; 6.13. Escrevendo sobre “Guerra Espiritual”, o apóstolo Paulo afirmou que a Palavra de Deus é “a espada do Espírito” (Efésios 6.12-17). Quanto mais você souber versículos bíblicos, mais afiada será a sua espada que dará a vitória sobre o Diabo e seus demônios.

  1. Além de ter essas atitudes, Jesus afirma que a Bíblia é o livro de sua vida, porque seu perfil e suas ações estavam também registrada em suas páginas. Se você for iluminado pelo Espírito de Deus, vai realmente constatar que Jesus está na Bíblia de Gênesis a Apocalipse.

2.1. Em Gênesis é a semente a mulher; em Êxodo é o Cordeiro da páscoa; em Levíticos é o sacrifício da expiação; em Números é a Rocha; em Deuteronômio é o profeta prometido; em Josué é o Capitão; em Juízes é o Libertador; em Rute é o Libertador; em Samuel é o Sacerdote perfeito; em Reis e Crônicas é o Monarca Absoluto; em Esdras e Neemias é o Restaurador; em Salmos é o Pastor Amado; em Provérbios é a Sabedoria; em Cantares é o Esposo; nos Profetas é o Messias; nos Evangelhos é o Cristo; em Atos é o nome inigualável; nas Epístolas apostólicas é o cabeça da Igreja; no Apocalipse é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim.

2.2. E o mais importante: a Bíblia é o livro de Sua vida porque a Bíblia testifica dele para todos os que desejam ter a vida eterna. Vida eterna é a experiência de conhecer Deus. Vida eterna é a experiência de depois da morte ir ao Paraíso. Vida eterna é a experiência de participar da ressurreição quando Jesus voltar. Vida eterna é a experiência de viver com Jesus tendo também perdão dos pecados, alívio e descanso, paz e alegria, proteção libertação e transformação, prosperidade, vitória e sucesso nesta vida.

Conclusão

     A Bíblia que Jesus usava era exatamente a Bíblia que você hoje tem em suas mãos. Torne igualmente a Bíblia o livro de sua vida tendo para com ela reverência, usando suas palavras e enfrentando o Diabo com ela. Mais ainda: acredite na Bíblia se tornando um crente em Jesus Cristo. São muitos começam a ler a Bíblia e se convertem. São incontáveis os que crentes que fundamentam seu modo de ser nos ensinos da Bíblia.