13. Adolescentes Também Erram

Gênesis 37.13-17

Introdução

  1. Estudos sobre inteligência já constataram que na adolescência o indivíduo alcança os mais elevados coeficientes. Esses resultados foram obtidos analisando: compreensão das palavras, fluência verbal, capacidade de memorização, rapidez de percepção, raciocínio lógico.
  2. Este fato explica porque muitos deles se acham sábios aos seus próprios olhos, donos da verdade, contestadores da situação e querem ser independentes quanto à influência dos mais velhos.
  3. Ocorre, todavia, que mais cedo ou mais tarde, em decorrência de atitudes e decisões que tomam, acabam descobrindo o que José descobriu: adolescentes também erram.

Desenvolvimento

  1. José percebeu que errara o caminho e que estava perdido na ocasião quando queria encontrar seus irmãos. Imaginou que com sua experiência de vida e conhecimento geográfico logo alcançaria seu objetivo, o que não aconteceu. De repente viu que estava precisando de ajuda.
  2. Hoje em dia, os adolescentes também erram quando se deixam envolver emocional e sentimentalmente com pessoas que lhes exigem toda a atenção, prejudicando seus estudos, relacionamentos familiares, saúde física e psicológica. Erram quando se tornam dependentes de vícios do álcool ou das drogas, tornando-se dependentes e até escravos de traficantes. Erram quando acreditam em criminosos que os seduz para o mundo dos roubos e dos assassinatos, lançando-os rapidamente nas prisões ou nos cemitérios. Erram quando seguem a feitiçaria e a idolatria através de religiões e seitas que passam a controlar sua consciência e seus valores espirituais e eternos.
  3. José estava perdido, sem saber em qual direção ir. Encontrou ajuda em alguém que de repente apareceu e lhe deu as orientações que ele seguiu e alcançou seu objetivo. Em nossos dias, Jesus Cristo está lhe perguntando o que os adolescentes precisam para terem uma vida diferente, satisfatória e abençoada.

3.1. Não adianta fugir dos problemas familiares, porque problemas existem em todos os lugares onde estiver. Não adianta continuar confiando apenas em si mesmo, pois mais cedo ou mais tarde vai perceber suas limitações. Não adianta se iludir com a ideia de que basta pertencer a um grupo que sua identidade será definida.

3.2. Só Jesus pode ajudar os adolescentes em suas necessidades, concedendo-lhes também paz no coração, alegria na alma, alivio nas tribulações, descanso nas angústias, libertação dos vícios, futuro abençoado e salvação eterna garantida. Jesus também diz aos adolescentes de hoje o que está em Mateus 11.25; João 14.6; João 6.37.

Conclusão

Exatamente porque os adolescentes são muito inteligentes, eu apelo a que se tornem crentes em Jesus para que possam errar menos e acertar mais em cada dia do seu viver, além de acertar o caminho para o céu.