João 7.12; 10.19
Introdução
- A respeito de Jesus Cristo, o diplomata Charles Malik, declarou perante a Assembléia da ONU: “Honestamente, não sei o que seria da civilização e de sua História se a influência de Cristo fosse erradicada da literatura, das artes, das transações comerciais e dos padrões morais e criativos da mente e do espírito humanos” (Eclésia, nº 100, pag. 34). Einstein, o mais importante cientista do século XX, afirmou: “Sem dúvida. Ninguém pode ler os Evangelhos sem sentir a presença real de Jesus. A sua personalidade pulsa em cada palavra. Nenhum mito é preenchido com a vida tal. Quão diferente, por exemplo, é a impressão que recebemos de uma conta de heróis lendários da antiguidade... Nenhum homem pode negar o fato de que Jesus existiu, nem que suas palavras são lindas. Mesmo que alguns deles têm sido dito antes, ninguém os expressou tão divinamente como ele” (Fonte: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://politicsandreligion.wordpress.com/2007/06/22/einstein-comments-on-jesus/)
- Enquanto isto, Lula declarou em um discurso feito em Salvador, na Bahia, no há tempos: “Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro.” Para Lula os ensinos de Jesus eram bobagens (http://oglobo.globo.com/politica/lula-chama-de-bobagem-passagem-biblica-que-promete-paraiso-para-os-pobres-2712921). Bertrand Russel, famoso filósofo inglês escreveu: “Não acredito que se possa concordar nem com a sabedoria superlativa, nem com a bondade superlativa de Cristo, tal como são descritas nos Evangelhos... Quanto a mim, não me é possível achar que, em questão de sabedoria ou em questão de virtude, Cristo permaneça tão alto como certas outras figuras históricas que conheço. Nesses sentidos, eu colocaria Buda e Sócrates acima d’Ele.” Fonte: http://ateus.net/artigos/critica/por-que-nao-sou-cristao-um-exame-da-ideia-divina-e-do-cristianismo/)
- Em outras palavras, assim como Jesus dividiu as opiniões das pessoas sobre Ele, em sua época, Jesus continua dividindo as opiniões das pessoas em nossa época.
3.1. Isto significa que as pessoas continuam tendo que decidir entre não acreditar ou acreditar em Jesus, não seguir ou seguir Cristo.
3.2. Aliás, essa é uma escolha que as pessoas precisam fazer o mais breve possível, pois dessa decisão dependem as bênçãos de Deus para a vida neste tempo presente e a garantia da salvação na eternidade.
3.3. Se escolherem erradamente, estarão sob a maldição de Satanás e terão a companhia do Diabo por toda a eternidade.
Desenvolvimento
- Para ajudar pessoas a crer em Jesus, precisamos transmitir-lhes o que afirma o Novo Testamento sobre Ele em termos históricos.
1.1. Os registros informam que Jesus nasceu como bebê, em Belém da Judeia, filho de Maria, esposo de José; ainda criança mudou-se para Nazaré, onde cresceu até aos 30 anos, trabalhando com seu pai numa carpintaria.
1.2. Foi batizado por João nas águas do rio Jordão, quando começou seu ministério espiritual percorrendo a Palestina de norte a sul, de leste a oeste para pregar, ensinar e curar. Realizou curas de doentes, expulsou demônios, fez milagres que deixavam as pessoas maravilhadas.
1.3. Depois de três anos de atividades espirituais foi preso, julgado, condenado e morto numa cruz aos 33 anos de idade, como se fosse um dissidente político-religioso. Três dias depois de morto, foi ressuscitado pelo Pai Celestial, sendo visto por cerca de 40 dias por mais de 500 pessoas. Subiu para o céu diante de uma multidão de pessoas.
1.4. Sua mensagem passou a ser pregada por l2 apóstolos que ele escolheu e que chegaram a várias partes, estando hoje em quase todos os países do mundo, congregando mais de 2 bilhões se seguidores.
- Em termos teológicos, para ajudar ainda mais pessoas a crer em Jesus, os ensinos de Paulo, João e Pedro e Tiago devem ser ressaltados:
2.1. Afirmam que Ele é Filho de Deus – o único Filho de Deus, da mesma essência, natureza e substância do Pai; seus milagres evidenciaram seu poder sobrenatural e divino, por isso único.
2.2. Suas palavras foram inigualáveis para suprir necessidades as mais profundas das pessoas; sua morte foi prevista e profetizada, sendo vicária, isto é, substitutiva: morreu em nosso lugar para perdão de nossos pecados; ao ressuscitar dos mortos garantiu nossa ressurreição no dia final e a vida eterna.
2.3. Também concede paz e alegria, alívio e descanso, proteção, libertação e transformação, prosperidade e bênçãos materiais.
- Para finalmente ajudar pessoas a se tornarem crentes em Jesus o mais importante é enfatizar a necessidade de uma experiência pessoal com ele.
3.1. Por mais que se apresentem arrazoados contra ou a favor de Jesus Cristo, o mais importante é a experiência que pessoas tiveram e continuam tendo com Ele.
3.2. É como Pedro dizia a Jesus quando outras pessoas nele não acreditavam: “Nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, Filho do Deus Vivo”.
3.3. Faz lembrar a história daquele ateu que ia de cidade em cidade para persuadir pessoas a não crer em Jesus. Um dia, ao chegar numa cidade, ouviu um morador lhe perguntar se ele também poderia subir no palanque para falar a favor de Jesus. O ateu cheio de segurança concordou. No dia marcado, enquanto o ateu discursava, o homem pegou uma laranja e começou a chupar. Ao terminar, deu a palavra ao homem crente que lhe apenas lhe perguntou: “A laranja que eu chupei era doce ou amarga?”. O homem respondeu: “Como vou saber... foi o senhor que chupou a laranja”. O homem então acrescentou: “Isso é que me intriga. Se o senhor nunca teve uma experiência com Jesus, se o senhor nunca experimentou seu amor e poder, se o senhor nunca desfrutou do seu perdão e de sua presença, como pode fazer afirmações a respeito de alguém que o senhor não conheceu? Eu creio em Jesus porque o tenho presente em minha vida.”
Conclusão
A esta altura, o mais importante não é o que as pessoas estão dizendo de negativo sobre Jesus, seja através de livros, documentários ou filmes, que inclusive causa ainda mais divisão no mundo. O importante é o que o Espírito de Deus está falando agora ao seu coração, à sua mente e ao seu espírito, proporcionando-lhe paz, tranqüilidade, alívio, perdão e salvação.
Eu tenho certeza que Deus está dizendo a você para receber Jesus em seu coração, como seu Senhor e Salvador, tornando-se um crente em Jesus. Quer fazer isso agora?