João 12.37,38
REJEIÇÃO A JESUS
Introdução
Por mais que muitas pessoas creiam em Jesus Cristo desde quando Ele começou a pregar até aos dias atuais, ainda existem aqueles que continuam com dificuldade de crer. São pessoas que mesmo sabendo dos milagres que Jesus realizou, mesmo sabendo que Jesus pode perdoar pecados, mesmo sabendo que Jesus concede alívio e descanso, paz e alegria, conforto e nova vida, mesmo sabendo que Jesus tem poder para dar a vida eterna, mesmo assim não conseguem acreditar.
Desenvolvimento
- Entre aqueles que rejeitam a Jesus estão os que o fazem porque escolhem ter uma vida caracterizada pela imoralidade. Não querem se tornar crentes em Jesus Cristo porque desejam levar uma vida depravada, mergulhada na promiscuidade, prostituição e adultério. Uma vida regada a bebidas, drogas, libertinagem. Uma vida de roubos, subornos, mentiras, corrupção. Uma vida de brigas, conflitos, violência, criminalidade. Se crerem em Jesus Cristo sabem que terão de mudar, pois a Bíblia ensina: “Aquele que está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas se passaram a e tudo se fez novo” (I Coríntios 5.20).
- Outros que rejeitam a Jesus o fazem porque tem um coração caracterizado pela dúvida. Embora todas as pessoas estejam sujeitas a terem suas dúvidas e algumas até necessárias, existem pessoas que não conseguem acreditam nunca, em hipótese alguma, por nenhuma razão que se possa apresentar. São pessoas desconfiadas desde a infância, passam pela adolescência sempre com a “pulga atrás da orelha” e chegam à vida adulta não conseguindo acreditar. Não adianta argumentar, apresentar provas, dar evidências, chamar para a experiência. Se uma pessoa tem a dúvida como seu estilo de vida, ela não será abençoada, pois a Bíblia ensina: “Aquele que tem dúvida é condenado em tudo o que fizer” (Romanos 14.23).
- Existem aqueles que rejeitam a Jesus motivados pelo orgulho pessoal, preocupados com o que os outros vão pensar deles. São pessoas apegadas a uma posição que ocupam, uma imagem que zelam, um conceito que alimentam, uma identidade que preservam e que não querem se tornar objeto de descrédito, zombaria, humilhação, perseguição. Não precisam ser necessariamente cultas, inteligentes, cientistas, nobres, destacadas. Mesmo pessoas simples, sem letras, pobres, sem destaques, portadoras do anonimato estão sujeitas ao orgulho pessoal. Essas pessoas rejeitam Jesus com medo de serem humilhadas, sentem vergonha inexplicável, evitam serem identificadas com ele. Sabendo que essas pessoas existem, Jesus também disse: “Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos” (Marcos 8.38).
Conclusão
Se você é uma dessas pessoas, não adianta ninguém insistir para que se torne crente em Jesus Cristo. Isto nunca vai acontecer, por mais que você leia a Bíblia, frequente a igreja e tenha orações em seu favor. Seu apego a imoralidade ou sua dependência da dúvida ou seu sentimento de vergonha vão impedir qualquer gesto de crença em Jesus Cristo. Infelizmente você não poderá ser salvo, pois você mesmo escolheu essa forma de ser e viver.
Todavia, se este não é o seu caso, esta é a oportunidade e este é o momento de tomar a decisão de ser crente em Jesus Cristo, à semelhança de muitos outros que já o fizeram ao longo dos tempos. Neste caso, sua opção é a identificação com Jesus, a santificação de vida e a fé salvadora e transformadora.
Sendo assim, convido você a orar comigo agora, recebendo Jesus Cristo em seu coração como seu Salvador pessoal.