60. A Necessidade Continua

Lucas 4.42-44

A NECESSIDADE CONTINUA

Introdução

  1. A cada ano que se passa, mais missionários estão indo a outras cidades de nosso país e de outros nações para pregar o evangelho de Jesus Cristo. De acordo com um estudo realizado, mais de 400 mil missionários estão atuando diversas partes do mundo, sendo que o Brasil é o segundo país que mais envia missionários, depois dos Estados Unidos da América do Norte (https://www.missaoafricapieia.org/brasil-e-o-segundo-pais-com-mais-missionarios-no-mundo/).
  2. Esses homens e mulheres, solteiros ou casados, jovens ou adultos, deixam seus lares, famílias, projetos pessoais e oportunidades profissionais porque em certo momento sentiram exatamente o que Jesus sentiu quando disse essas palavras sobre e necessidade de pregar o evangelho em outros lugares. Eles entenderam que essa necessidade revelada por Jesus continua existindo em nossos dias e cada vez mais.

Desenvolvimento

  1. Por mais que o número de cristãos tenha crescido em todo o mundo, passando da casa de 2 bilhões de pessoas, ainda existem outros bilhões de pessoas que ainda não são crentes, entre os quais milhões nunca ouviram falar de Jesus Cristo.
  2. Do total de 6.528 línguas existentes no mundo, 276 (4%) tem a Bíblia inteira, 676 (10%) tem só o Novo Testamento, 1.199 (19%) tem apenas trechos da Bíblia, 336 (5%) não tem quase nada traduzido, 4.041 (62%) não tem absolutamente nada traduzido. Dos 100% de missionários, 90,1% concentram-se no mundo cristão, 8,1% concentra-se no mundo não-cristão, porém evangelizado e apenas 1% concentra-se no mundo não evangelizado. É uma estatística que precisa ser divulgada.  (https://sites.google.com/site/embuscadaovelhaperdida/dados-sobre-missao-evangelistica-no-brasil-e-no-mundo).
  3. Em outras palavras mais diretas e claras, bilhões de pessoas continuam morrendo e indo para o inferno porque não conhecem Jesus Cristo, não sabem sobre sua história, não tem a oportunidade de decidir se querem ou não ir para o céu. Estão morrendo todos os dias em suas religiões e seitas, guiados pela idolatria, pela feitiçaria, pelo animismo. Estão dizendo aquela antiga estrofe do hino: “Não me falaram de Cristo, não me falaram de Cristo. Tantos vi que salvou, mas ninguém, se importou de falar-me da graça de Cristo” (Hino 447 CC).
  4. Além de ter ido a várias outras cidades de sua época, em sua região, Jesus Cristo também nos deixou o seu mandamento missionário. Ele disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho”. Os primeiros a obedecer foram os apóstolos. Em seguida, os missionários que deram continuidade nos séculos seguintes. Nos últimos tempos aqueles que deram início ao Movimento Moderno de Missões e atualmente os que atuam através da Junta de Missões Nacionais, da Junta de Missões Mundiais, da Missão Portas Abertas, da Missão Jocum, Associação Linguística Evangélica Missionária, Aliança Pró Evangelização de Crianças, Missão Novas Tribos do Brasil, Operação Mobilização, Rádio Transmundial, Missão em Apoio à Igreja Sofredora, além de outras tantas.

Conclusão

Enquanto os missionários continuam se apresentando para prosseguir na obra missionária, cabe às igrejas cristãs as tarefas de interceder e contribuir. Se a necessidade de ir a outras cidades continua, igualmente continuam as necessidades de interceder e participar financeiramente para sustendo dos missionários.