101. Agradecer Sempre

Efésios 5.20

Introdução

  1. Isto que nós estamos fazendo aqui neste culto é exatamente o que está recomendado neste texto. Estamos cantando, estamos orando, estamos nos relacionando uns aos outros e estamos agradecendo. E entre essas atitudes devocionais – todas importantes, quero, todavia, destacar a atitude de agradecer.
  2. Com este propósito, quero confirmar que esta atitude de agradecer está em perfeita harmonia com a vontade de Deus. Aliás, não é outra a atitude que Jesus espera por parte daqueles que são beneficiados por Deus. Basta lembrar o episódio dos 10 leprosos. Certamente existem várias bênçãos recebidas e que estão sendo a razão deste culto.

Desenvolvimento

  1. Quero, entretanto, que vocês observem a recomendação do texto bíblico. A recomendação não é agradecer apenas quando recebemos benefícios. A recomendação é para agradecer sempre!

1.1. Neste caso, para agradecer sempre as pessoas precisam perceber que sempre estão sendo beneficiados, mesmo que também experimentem adversidades, problemas e lutas. É uma forma de interpretar, de enxergar, de perceber a vida. É a atitude de uma pessoa extremamente otimista. Admito que não é uma atitude realista, mas é uma atitude inegavelmente positiva – atitude de pessoas que estão de “bem com a vida”. Eu gosto dessas pessoas!

1.2. Também, para agradecer sempre, as pessoas precisam ter uma atitude de fé antecipada. Não recebemos ainda..., mas receberemos! Como receberemos, mesmo que não tenhamos ainda recebido, então, pela fé agradecemos. Jesus assim ensinou: “Tudo o que pedirdes, crendo, recebereis!

1.3. É necessário, ainda, para agradecer sempre, ter a capacidade de depositar total confiança em Deus quando o que experimentamos é o oposto do estávamos esperando, querendo ou pedindo.  Se o que a pessoa está experimentando são apenas problemas e dificuldades, perseguições e maltrato, engano e traição, ofensas e humilhações, a pessoa acredita que Deus vai mudar a situação, isto é, vai transformar o mal em bem. Era a convicção de José!

  1. Um grupo de alunos estava em sala de aula e a professora pediu que eles relacionassem quais seriam as 7 maravilhas do mundo atual. Depois de algumas discordâncias, foi feita uma lista com as mais votadas: As Pirâmides do Egito, Palácio Taj Mahal, Grand Canyon, Canal do Panamá, Empire States Building, Coliseu, Muralha da China. Enquanto os votos eram recolhidos, a professora notou que uma aluna não havia entregue o seu papel ainda. Ela veio na sua direção e lhe perguntou se ela estava tendo dificuldades."É, um pouco... respondeu a menina. Eu não consegui me decidir porque são tantas as maravilhas”. Então a professora disse-lhe: "Leia sua lista para nós... vamos ver se podemos ajudá-la". A menina hesitou um pouco, e leu: "Eu acho maravilhoso:  ver   ouvir, tocar, saborear, senti, rir, amar, trabalhar, dormir, passear ir à igreja, ter família, ter amigos, sentir o perdão de Deus, ganhar a salvação eterna ... E eu agradeço sempre a Deus por Ele me dar essas maravilhas a cada dia de minha vida!

Conclusão.    

  1. Certo homem encontrou-se com um amigo, que era um grande e reconhecido poeta, e pediu-lhe: - Olá, meu amigo... Que bom encontrá-lo. Estava pensando justamente em você. Vou vender o meu sítio, que você conhece tão bem. Poderia redigir para mim o anúncio do jornal? O poeta, prontamente, apanhou o papel e escreveu: "Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda". -- Ficou ótimo, meu amigo. Eu sabia que ninguém poderia fazer um anúncio melhor que você. Obrigado. Meses depois, os dois se reencontraram e o poeta perguntou ao homem se já havia conseguido vender o sítio. Nem pense mais nisso, meu amigo. Quando cheguei em casa e li o anúncio para a minha esposa, descobrimos que somos donos de um pequeno paraíso.
  2. Às vezes não agradecemos a Deus porque não estamos vendo direito o que Ele tem nos dados a cada dia. Por isso, o melhor é agradecer sempre – seja por um benefício já recebido, seja por fé antecipada, seja por confiar totalmente em Deus.