Isaías 38.1-5
Introdução
- Uma leitura precipitada deste episódio nos levaria a interpretar que Deus estava dando uma sentença de morte a Ezequias e depois mudou a sentença por causa de suas lágrimas e orações.
- Na verdade, o que Deus fez foi uma revelação sobre o que ia de maneira natural acontecer a Ezequias. Seu objetivo com essa revelação era leva-lo a orar para que sua morte natural pudesse ser substituída pela continuidade da vida.
Desenvolvimento
- Precisamos aprender de uma vez por todas que ao dar uma sentença, por sua natureza, Deus não muda. Neste mesmo livro de Isaías 14.24 e 43.13 isto está ensinado. Malaquias 3.6. mantém a afirmação. Tiago confirmou aos cristãos: Tiago 1.17.
- Por outro lado, quando Deus faz uma revelação, Ele quer dar a oportunidade para seus filhos terem os acontecimentos naturais mudados através das orações.
2.1. Ezequias ia morrer e não sabia. Então Deus revelou para que continuasse a viver. Ele teve o insight do fato e começou a orar. As lágrimas vieram junto diante da dramaticidade do que lhe fora mostrado por Deus através do profeta.
2.2. Paulo apóstolo dizia aos crentes de sua época que vivia de acordo com as revelações que recebia do Senhor (Atos 20.23). Essas revelações ocorriam sobre diferentes situações na vida e não apenas por causa de morte.
2.3. Paulo orava em favor dos crentes da igreja em Éfeso para que eles que tivessem revelações sobre o que estava para acontecer e sabedoria para que recorrem à oração para ver os fatos tomarem novos rumos. Não apenas situações de morte, mas dos mais diferentes tipos.
Conclusão
- Ao acentuar a relevância das revelações de Deus. Todavia, não posso deixar de adverti-los para não se deixarem levar por essas revelações humanas que pessoas fazem umas às outras em nome de Deus, em várias igrejas.
- Todavia, se Deus mesmo falar ao seu coração ou falar através de um profeta verdadeiro, coloque-se imediatamente diante de Deus em orações e súplicas para que os acontecimentos sejam mudados. Com lágrimas ou sem lágrimas.
- Se você não chorar como Ezequias fez é por causa de sua natureza ser mais racional do que emocional, mas não deixe de clamar. Será através de sua oração que Deus vai mudar o rumo dos acontecimentos naturais em seu viver.