40. Depressão Espiritual

I Reis 19.4,5; Jó 3.3,11; Salmo 31.9; Mateus 26.75

 Introdução

  1. Do ponto de vista da medicina, a depressão está associada a diminuição de neurotransmissores nas sinapses que ocorrem no cérebro, principalmente serotonina e noradrenalina. O uso de medicação específica restabelece a quantidade desses neurotransmissores. Todavia, somente um profissional pode explicar melhor e tratar clinicamente.
  2. Psicologicamente, a depressão também é vista como resultado de estresses que ocorrem na vida, principalmente durante a infância e que se refletem na vida adulta. Estando relacionada a fatores ambientais e sociais, o tratamento se faz através da terapia cognitivo-comportamental. Todavia, também cabe aos psicólogos explicar melhor e fazer psicoterapia.
  3. Consequentemente, sendo pastor, quero ver com vocês a depressão do ponto de vista espiritual, lançando mão de textos bíblicos onde a experiência foi registrada.

Desenvolvimento

  1. Com base nesses textos bíblicos lidos, constatamos que o fato de uma pessoa ter vida espiritual com Deus, não a isenta de viver esse tipo de experiência. Elias, Jó, Davi e Pedro foram crentes que tiveram a vida assaltada pela depressão.
  2. É mais do que tristeza ocasional em decorrência de acontecimentos na existência. É uma tristeza que se torna crônica, antes conhecida como melancolia. A pessoa entra em estado de apatia, desorganizando suas emoções, afetando sua sexualidade, fazendo-a perder o sabor dos prazeres e chegando ao ponto de desejar a morte.
  3. Se a experiência espiritual não isenta pessoas de entrarem em depressão, por outro lado, lhes dá condições de recorrer a Deus, suplicando o auxílio do Pai Celestial, que pode lhes proporcionar reações interiores de recuperação. Este foi o fato determinante na vida de Elias, Jó, Davi e Pedro que tiveram restabelecida a alegria de viver.
  4. Junto com a abordagem médica e psicológica, a pessoa ao buscar o auxílio do Pai Celestial, através da oração em Cristo Jesus, recebe ajuda do alto.
    • Quando passar por experiências de perdas, pode refletir nas palavras de Habacuque e restaurar sua alegria em Deus (Habacuque 3.17,18).
    • Quando tudo o que acontece é causa de tristeza, Jesus se torna a fonte de alegria: João 16.22.

Conclusão

  1. Pessoas que se tornam crentes em Jesus Cristo, são ajudadas quando estão em depressão, porque descobrem uma nova fonte de alegria.
  2. Pessoas que já são crentes e passam por experiências amargas podem ter certeza de que Jesus lhes prometeu alegria espiritual para se recuperarem, reequilibrando as emoções e tendo uma vida abençoada.