87. As Roupas do Crente

Gênesis 41.42

Introdução

  1. Ao propor a abordagem deste assunto, minha intenção não é trazer para este púlpito qualquer tipo de comentário sobre os variados modelos de trajos que os desfiles de moda vez por outra promovem em certos círculos sociais, principalmente sobre aqueles que são recomendados para cada evento ou ocasião.
  2. Também não é resgatar para os dias atuais as antigas controvérsias que várias igrejas e denominações experimentaram sobre quais tipos de vestimentas eram ou não adequadas aos crentes, principalmente as que eram usadas pelas senhoras e moças.

2.1. Aliás, sobre essa ultrapassada discussão, o principal texto usado para servir de base era o de Deuteronômio 22.5, onde se ensinava que mulher não devia usar roupa de homem e homem não devia usar roupa de mulher.

2.1. Um bom observador logo constatava que o texto do Velho Testamento não falava de calça comprida e queria apenas salientar a masculinidade e feminilidade que iriam expor, razão porque o texto logo era descartado. Nos dias atuais com as discussões sobre identidade de gênero o texto é visto ainda mais ultrapassado. Na melhor das hipóteses, o texto mais adequado para essa abordagem atual seria I Timóteo 2.9,10.

Desenvolvimento

  1. Por isso, minha intenção é usar o assunto em seu sentido simbólico e figurado e para alcançar esse objetivo quero de início me reportar às vestes que Faraó colocou em José, junto com o colar e o anel. O texto diz que as vestes eram de linho finíssimo.

1.1. Acompanhando a história de José você pode constatar que ele usou quatro tipos principais e diferentes de vestes durante sua vida. Primeiro foi a túnica longa e colorida que lhe foi dada por seu pai. Depois as roupas quando chegou como escravo na casa de Potifar. Em seguida a roupa que usou na prisão onde esteve por alguns anos. Finalmente recebe essa roupa de linho fino dada por Faraó, para representar sua posição de liderança nacional.

1.2. Sobre essa roupa de linho fino, como símbolo de superioridade, a Bíblia cita os seguintes textos: Levíticos 6.10; II Crônicas 5.12; I Crônicas 15.27.

  1. Se a roupa linho fino era superior a qualquer outro tipo de roupa feita com peles de animais, como as usadas por Adão e Eva, João Batista e outros profetas, ou as roupas de quaisquer outros tecidos, o que nós devemos buscar quanto aos trajos em seu significado simbólico e figurado é aquele que Jesus prometeu a quem vencer. Ele disse: “O que vencer será vestido de vestes brancas” (Apocalipse 3.5). Também como aqueles que foram dados a todos os que vão para o céu após a morte: Apocalipse 6.11. Também os trajos de todos os salvos conforme visão de João em Apocalipse 7.9: “Vi a seguir uma enorme multidão, impossível de contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, diante do trono e do Cordeiro, com roupas brancas”.

Conclusão

Em vez de entrar em divergências sobre qual seria o traje mais adequado para esta ou aquela ocasião ou evento ou ainda resgatar contendas sobre quais roupas os homens ou mulheres devem usar na igreja, nosso foco deve ser um estilo de vida em que ao final de nossa história neste mundo, quando entrarmos na eternidade, vamos receber trajos brancos à semelhança de todos os que já estão lá. Roupas brancas que foram lavadas e purificadas no sangue do Cordeiro: Apocalipse 7.14