I Tessalonicense 1.5-7
SER MODELO
Introdução
- Se nós estivéssemos pensando em moda de roupas que as pessoas usam no dia a dia ou em eventos especiais, o conceito de modelo a ser tratado hoje seria o de alguém que desfila numa passarela para mostrar tipos diferentes e variados de vestimentas.
1.1. Diríamos a quem deseja seguir carreira de modelo que há algumas atitudes que irão garantir o seu sucesso nas passarelas, atraindo sobre si os holofotes, fama e glamour, pois esta carreira não seria obra do acaso.
1.2. De acordo com um site que trata desse assunto, iríamos recomendar aos indivíduos que desejam ser modelo as seguintes atitudes: procurar uma boa agência, ter um portfólio de fotos, procurar oportunidades de ser notado, cuidar da aparência e da saúde, ter versatilidade, paciência e determinação.
- Ocorre, todavia, que o conceito de modelo que estamos abordando a partir do texto escrito pelo apóstolo Paulo aos tessalonicenses é o do estilo de vida cristã que os crentes devem ter. Paulo escreveu dizendo que os crentes de Tessalônica tinham se tornado exemplares quanto a influenciarem outros em relação aos padrões estabelecidos para todo aquele que crê em Jesus Cristo. Eles haviam se tornando modelo para os crentes da Macedônia e da Acaia.
Desenvolvimento
- Se os crentes da igreja não forem modelo uns para com os outros e principalmente para os que se tornam membros novos, duas consequências têm sido observadas em quase todos os lugares e ocasiões. Uma delas é a decepção, cujo principal efeito é o afastamento da igreja. Outra consequência é o estabelecimento de atitudes erradas, cujo principal efeito é uma igreja adotando comportamentos inadequados.
- Para alguém se tornar modelo cristão em nossos dias vai conseguir esse resultado se a sua experiência tiver como base uma verdadeira conversão. O oposto da conversão é se tornar membro da igreja através de uma mera experiência emocional ou de uma adesão intelectual ou de interesses pessoais. Uma pessoa se converte quando se arrepende de seus pecados e crê em Jesus Cristo, passando a ter uma nova vida.
2.1. Sobre os tessalonicenses, o apóstolo Paulo disse que se tornaram modelo para outros crentes porque não tinham apenas ouvido palavras, mas tinham experimentando o poder do Espírito de Deus e tendo certeza da fé.
2.2. Numa certa ocasião estava realizando conferências evangelísticas numa determinada igreja e, após o apelo, um moço me falou à porta do templo, na despedida: “Hoje é que eu me converti a Jesus Cristo”. Já era membro da igreja e até presidente dos jovens, mas até então não tinha se convertido realmente. Depois desse acontecimento, passei também a pregar conversão para membros de igreja.
- Outro detalhe que Paulo apóstolo compartilhou sobre como os crentes de Tessalônica viraram modelo cristão para outros crentes foi o fato de que eles tinham também se “tornado imitadores dele e de Jesus Cristo”.
3.1. Em nossos dias, imitar a vida de Jesus Cristo e dos apóstolos é possível através da leitura do Novo Testamento. Nos evangelhos está registrado o estilo de vida de Jesus Cristo entre os homens. Nas cartas estão escritas as recomendações sobre como deve ser o estilo de vida para os crentes, à luz do que eles mesmos viveram.
3.2. O Novo Testamento proporciona orientações sobre diversas áreas de nossa vida. Trata da maneira como podemos negociar, isto é, comprar, vender e pagar. Como devemos nos relacionar no casamento e na família, estabelecendo critérios para vida a dois, divórcio, novo casamento, criação de filhos, convivência com os pais. Como vamos viver neste mundo diante da criminalidade, dos vícios, da promiscuidade, da corrupção, da injustiça, da perseguição. Como vamos usar nosso linguajar, considerando principalmente os palavrões, a mentira, a sedução. Como lidaremos com a novidade da internet e das mídias sociais através do uso de computadores e celulares. Como reagiremos aos conflitos que podem surgir no dia a dia, em vários níveis de relacionamentos, principalmente quando a buscar recursos judiciais. E assim por diante...
Conclusão
Não somos chamados por Deus para ser modelos que desfilam em passarelas, por mais importante que seja essa profissão. Somos chamados por Deus para ser modelo quanto ao comportamento cristão, isto é, ao estilo de vida que mostramos aos outros, principalmente quanto à influência que possamos exercer.